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Teste – Hyundai Kauai EV Premium 49 kWh – Quem o viu e quem o vê!

Irreconhecível por fora, transformado por dentro, com novas tecnologias de ponta, mais espaçoso a bordo e uma mala muito maior, motores mais potentes e novas baterias para chegar mais longe. Melhor em tudo, menos no preço… Eis o novo Kauai EV.

Quando se tem no portefólio um sucesso como o Kauai, das duas, uma: ou se segue a famosa máxima “em equipa que ganha não se mexe”, ou se faz exatamente o contrário na expectativa de criar um novo fenómeno, igual ou maior. A Hyundai seguiu a segunda via, naquilo que foi quase um trabalho de folha em branco para designers e engenheiros. Na prática, o novo Kauai EV só mantém a arquitetura técnica do antecessor (a geração 3 da plataforma K), tudo o resto é novo! A começar na estética exterior, muito mais moderna, com óbvia inspiração nas linhas do Tucson, mas com uma frente original de formato futurista que recebe uma faixa de LED que a atravessa de ponta a ponta. O modelo ganhou imagem expressiva, qualidade importante por assegurar-lhe diferenciação na paisagem automóvel. Mas, há muito mais além da “embalagem”.

Nas proporções, face ao modelo que substitui, o novo Kauai EV também dá “um pulo”: o comprimento aumentou de 4.18 metros para 4.35 e a distância entre eixos de 2.60 m para 2.66. E estes centímetros a mais refletem-se, muito positivamente, na habitabilidade e na bagageira, que cresce para generosos 466 litros (+ 144), volumetria que quase triplica com o rebatimento dos encostos traseiros. Há ainda uma “frunk”, a mala dianteira sob o capô, que disponibiliza 27 litros adicionais, por exemplo, para arrumar os cabos de carga.

Interior panorâmico

Se parece maior por fora, por dentro parece que ganhou ainda mais centímetros. O que acontece porque este novo habitáculo é também mais luminoso e a apresentação claramente mais moderna. Começando pelo painel de bordo, totalmente redesenhado, e agora dominado pelo ecrã panorâmico duplo de 12,3” integrado, que vinca o caráter high-tech do modelo.

O seletor de velocidades passou da consola central para uma haste na coluna da direção atrás do volante, o que permitiu descobrir mais arrumação na área aberta da consola, que pode ser utilizada para porta-copos ou arrumação de sacos grandes. De igual forma, a Hyundai investiu no aumento da perceção de qualidade e não foram apenas os materiais que melhoraram, há também uma evolução na montagem, com a substituição de muitas superfícies plásticas medianas por revestimentos mais agradáveis à imagem e ao toque. Aliás, esta versão Premium, que nem é a mais luxuosa da gama, espelha bem esse upgrade.

Maior em tudo, menos no consumo

Maior e com mais qualidade, o Kauai EV tem agora, também, mais lastro para movimentar. A marca coreana respondeu dotando-o de motores elétricos mais potentes e baterias com maior capacidade. Assim, a nova versão elétrica deste crossover está disponível com duas opções: a variante de longo alcance (48.750 €), com bateria de 65,4 kWh, motor de 218 CV e até 514 km de autonomia; e a versão que testámos, a mais acessível (desde 43.490 €), equipada com unidade de 156 CV, bateria de 48,4 kWh e autonomia de 377 km.

A potência do motor não é elevada, mas não coloca nenhum tipo de constrangimento, seja em aceleração ou nas retomas de velocidade. E o eixo dianteiro coloca-a na estrada sem problemas, de forma suave e progressiva. Aliás, tudo na condução do Kauai EV remete para uma utilização confortável e descomplicada, com a boa notícia de que conta com chassis, suspensão e travões capazes. Do ponto de vista da eficiência, além de ter aerodinâmica mais favorável (o coeficiente de resistência é de apenas Cd 0,27), o coreano ainda ganha pontos no isolamento do habitáculo, sentindo-se menos o ruído de rolamento em qualquer tipo de piso. Pareceu-nos claramente automóvel mais equilibrado entre aquilo que promete e o que efetivamente consegue oferecer.

A gestão eletrónica das novas baterias, bastante aprimoradas, permitiram progressos importante na autonomia anunciada, registos oficiais que, aliás, conseguimos praticamente igualar no decurso do nosso teste: consumo médio exemplar de 13 kWh/100 km, a que corresponde o número “redondo” de 370 km com uma só carga, sendo possível fazer melhor em circuito urbano e no modo de condução mais ecológico, que restringe o rendimento da parte elétrica.

Recheio de topo

O Electric tem todos os conteúdos e recursos disponíveis nas outras versões, mas acrescenta-lhes não só o sistema V2L (vehicle to load), capaz de fornecer energia a vários aparelhos externos (computadores ou bicicletas elétricas, por exemplo) como a função i-Pedal, especialmente útil em cidade por proporcionar um modo de condução que permite acelerar, desacelerar e parar, utilizando apenas o pedal do acelerador. O sistema de regeneração inteligente ajusta automaticamente a quantidade de travagem regenerativa, com base na informação do fluxo de trânsito à frente. Por outro lado, o modelo está equipado com um sistema de regeneração inteligente, que regula a quantidade de travagem regenerativa, com base na informação do fluxo de trânsito à frente. Na segurança, Kauai dispõe do nível mais avançado de funcionalidades Hyundai Smart Sense ADAS, incluindo uma câmara interna do veículo para analisar a atenção do condutor e intervir sempre que necessário.

Texto Vítor Mendes
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO
O novo Kauai EV é mais carro, e isso nota-se em todos os momentos da condução, mas sobretudo na forma mais aveludada como pisa a estrada e não perde a compostura quando aceleramos a bom ritmo por traçados mais sinuosos. Técnica e tecnologicamente, a evolução também é muito significativa, pena que o preço a pagar por todo este upgrade qualitativo não seja mais contido. A versão do nosso teste custa só menos 1.500 € que o Tesla Model Y de tração traseira com 455 km de autonomia. E se é de SUV elétricos com espaço que estamos a falar…

FICHA TÉCNICA – HYUNDAI KAUAI EV 49 KWH  PREMIUM

TIPO DE MOTOR                        Síncrono de íman permanente, dianteiro

POTÊNCIA                                     156 CV (114,6 kW)

BINÁRIO MÁXIMO                     255 Nm

TRANSMISSÃO                            Dianteira, caixa de relação única

BATERIA                                        Iões de lítio, 48,4 kWh

AUTONOMIA (WLTP)                377 km

TEMPO DE CARGA                     4,55h a 11 kW CA (100%)

41 min. a 74 KW CC (10-80 %)

VELOCIDADE MÁXIMA            162 km/h

ACELERAÇÃO                               8,8 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    14,6 kWh/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)            0 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.355 / 1.825 / 1.580 mm

PNEUS                                                          215/60 R17

PESO                                              1.690 kg

BAGAGEIRA                                 466-1.300 l

PREÇO                                                          43.490 €

GAMA DESDE                              43.490 €

I.CIRCULAÇÃO                             0 €

LANÇAMENTO                            Março de 2024

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