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O mais recente dos Honda é um SUV compacto posicionado entre o HR-V e o CR-V. Concorre num dos segmentos mais competitivos do mercado com dois argumentos chave: é híbrido e surge muito bem equipado. Será que o preço mais elevado compensa?

Toyota RAV4, Renault Austral, Kia Sportage, Hyundai Tucson, Nissan Qashqai, Mazda CX-30… todos estes e mais alguns serão os grandes rivais do novo Honda ZR-V. Trata-se de uma denominação nova que pretende reorganizar a gama do construtor japonês. E como a nova geração do CR-V recém-lançada cresceu tanto, que aponta a um segmento superior, este ZR-V passa a ser o SUV compacto na Honda (uma espécie de SUV do Civic), um veículo de 4,57 m de comprimento e aspeto desportivo.

Mais desportivo…

… que familiar. A Honda aponta o seu ZR-V para um tipo de cliente que não necessita de um habitáculo muito espaçoso e privilegia um perfil mais dinâmico e juvenil. E, claro, isto tem as suas desvantagens. O espaço interior e a habitabilidade são excelentes, mas só para quatro ocupantes, com cotas corretas no banco traseiro para passageiros com 1,85 m.
Infelizmente, estes bancos não oferecem nem regulação longitudinal nem mesmo a famosa solução da Honda que dá pelo nome de Magic Seats (os assentos sobem criando um espaço adicional de carga em altura). Outro detalhe: a bagageira aparenta ser pequena para o habitual no segmento. Anuncia 380 litros, um valor inferior à grande maioria dos concorrentes.

Bem equipado

Do que o ZR-V pode realmente orgulhar-se é do equipamento de série. Existem dois níveis de equipamento e, a partir do nível de entrada, o equipamento é abundante, mas é no nível topo de gama Lifestyle, precisamente o que ensaiamos, que se destaca: tem todos os assistentes de segurança (Honda Sensing), iluminação LED, head-up display, bancos dianteiros e traseiros aquecidos… é tudo de série. Até o multimédia com ecrã de 9″ é de série, um sistema bastante simples, mas muito eficaz, com integração do smartphone através de Android Auto e de Apple CarPlay.  De resto, é um automóvel bem afinado, de aspeto simples (o painel de instrumentos é quase igual ao do Civic), com uma qualidade de construção notável e uma ergonomia muito boa. Uma proposta simples e de fácil adaptação.

Como é habitual na família Honda, o que não é elétrico é híbrido, e o ZR-V não é exceção. De facto, não só é baseado no Civic, como utiliza o mesmo grupo propulsor. Combina um motor de combustão interna de 143 CV que funciona como gerador com um motor elétrico de 184 CV que é o grande responsável pela locomoção deste Honda. De facto, os 184 CV, são a sua potência máxima.

O resultado é excecional. Em termos de desempenho é excelente, com uma aceleração muito sã e linear desde o arranque e, acima de tudo, com um consumo de combustível muito reduzido para as dimensões: no nosso teste habitual, o ZR-V alcançou uma média de 5,8 l/100 km.

Sempre eficiente

Um motor híbrido que é tão eficiente em cidade como em estrada (e é este um dos seus grandes argumentos), talvez graças à transmissão automática “sem relações de caixa”. Por outro lado, como o motor de combustão apenas produz energia para acionar o motor elétrico (exceto a alta velocidade, quando realmente faz o ZR-V andar), é muito competente em termos de isolamento. Mesmo em aceleração mais agressiva, os níveis de ruído mantêm-se baixos. Por fim, é um dos SUV mais dinâmicos da sua classe. É extraordinariamente preciso: parece sempre leve, tem uma boa sensação geral e trava bem, muda de direção rapidamente… e não “esmaga” os ocupantes com uma suspensão desnecessariamente rija.

Texto Eduardo Lausín
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

É um produto repleto de pontos positivos. É bem construído, tem um excelente sistema híbrido no que a desempenho diz respeito e a consumo de combustível, e conduz-se com uma facilidade incrível. Mas, para o seu tamanho, oferece uma bagageira típica de um automóvel compacto do segmento C. O preço também não é tentador, embora o compense com um equipamento de série muito completo.

FICHA TÉCNICA

HONDA ZR-V 2.0 HEV LIFESTYLE

TIPO DE MOTOR                        Gasolina, 4 cilindros em linha, atmosférico

CILINDRADA                                1.993 cm3

POTENCIA                                    143 CV às 6.000 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                     186 Nm às 4.500 rpm
TRANSMISSÃO                            Dianteira, caixa auto. 1 velocidade

SISTEMA ELÉTRICO

TIPO DE MOTOR                        Elétrico dianteiro
POTÊNCIA                                    184 CV (135 kW)

BINÁRIO                                        315 Nm

BATERIA                                        Iões de lítio, 1 kWh

SISTEMA HÍBRIDO
POTÊNCIA TOTAL                       184 CV
BINÁRIO TOTAL                          315 Nm

VELOCIDADE  MÁXIMA 170 km/h

ACELERAÇÃO                              7,9 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    5,8 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)             132 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.568 / 1.840 / 1.620 mm

PNEUS                                           225/55 R18

PESO                                              1.639 kg

BAGAGEIRA                                 380-1.301 l

PREÇO                                           53.250 €

GAMA DESDE                              49.750 €
IUC                                                  221,37 €

LANÇAMENTO                            Novembro 2023

Ricardo Carvalho

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