Antes da eletrificação total, que será feita com outro 500 sobre uma nova plataforma EV, que chegará em outubro, a Fiat apresenta uma versão de hibridação ligeira que abre as portas à cidade, onde melhora a eficiência sem perder o carisma de sempre. Eis o 500 híbrido na versão de topo Launch Edition.
O icónico Fiat 500 soma novas e interessantes variantes, cada vez mais adaptadas aos tempos modernos. Este mediático citadino nasceu em 1957 e foi reinterpretado em 2007, estando agora a preparar-se para, no último trimestre de 2020, apresentar-se numa declinação totalmente elétrica com alterações significativas na carroçaria.
Mas isso é uma história que lhe contaremos mais à frente, numa outra edição da Carros & Motores, porque nestas páginas entramos a bordo daquela que poderemos chamar de primeira etapa na eletrificação da marca. O 500 (também disponível na carroçaria semi cabrio 500C da “nossa” unidade de teste), em conjunto com o Panda, com o qual partilha o esquema motriz, é o primeiro produto urbano da casa de Turim a adotar a tecnologia Mild Hybrid.
Uma pequena ajuda…
Na prática, o 500C Hybrid não pode rolar de forma exclusivamente elétrica como acontece num híbrido convencional, uma vez que este pequeno motor auxiliar, integrado no bloco a gasolina através de uma correia cumpre outras funções. Entre elas, faz de motor de arranque (quando se ativa o Stop&Start num semáforo e é preciso retomar a marcha), fornece energia aos dispositivos auxiliares e ajuda o bloco a gasolina em momentos pontuais (por exemplo na aceleração). Tudo com uma potência máxima de 3,6 kW (cerca de 5 CV) que apoiam um tricilíndrico 1.0 atmosférico de 70 CV e permitem, sobretudo, consumos mais reduzidos.
Na essência, a utilização deste 500C Hybrid não é diferente de qualquer outra versão da gama, com a peculiaridade de, durante as fases de desaceleração e travagem, gerar energia que armazena numa bateria de iões de lítio de 11 Ah para a reutilizar.
O rendimento é de acordo com o valor da potência: suficiente para ambientes urbanos e mais limitado em estradas nacionais e autoestradas. Não obstante, a caixa manual de seis velocidades tem bom escalonamento e aproveita muito bem os 70 CV e os escassos 92 Nm de binário. Desde as primeiras relações e a baixos regimes ganha velocidade de forma aceitável, mas não se inibe de emitir alguma sonoridade e vibração. À medida que ganha ritmo, vai mostrando mais debilidade, todavia uma sexta mais longa permite rodar por estradas extraurbanas com à vontade.
Uma função curiosa do sistema híbrido, mais habitual em transmissões automáticas, é o facto de abaixo dos 30 km/h desligar o motor a gasolina para circular por inércia. Para tal, é preciso colocar a caixa de velocidades em ponto morto assim que for indicado no painel de instrumentos.
Território urbano
Se o motor nos diz qual o seu “habitat” de utilização predileto, na dinâmica o cenário também não muda muito. Assim, o 500C é ágil, com uma direção cómoda (tem dois níveis de assistência muito suaves), mas as suas reações mais rápidas são suscetíveis de produzir menos confiança, principalmente quando o vento sopra forte. Desta forma não é fácil perceber se a redução do centro de gravidade desta versão (45 mm) aumenta a sua estabilidade.
Nota muito importante, o consumo. A marca italiana anuncia uma redução no valor das emissões de 20%, quando comparado com o bloco 1.2 de 69 CV a gasolina que se mantém na gama, mas com caixa automática. O híbrido anuncia um consumo médio de 5,3 l/100 km, um valor otimista, mas não impossível de alcançar para condutores mais ponderados; para os restantes é mais fiável pensar numa média real de 6 litros.
Em tudo o resto, o 500C Hybrid conserva a sua imagem genuína, o interior fresco e jovem e o habitáculo limitado, sobretudo nos lugares traseiros ao nível da largura e altura. Está disponível a partir dos 20.410 €, claro está, sem a dotação de equipamento desta série especial Launch Edition (22.110 €), que acrescenta elementos singulares como os bancos fabricados com fios derivados de plástico reciclado. No sentido oposto, deixa na lista de opções dispositivos básicos como os sensores de luz e chuva e os sensores de estacionamento atrás.
Texto Juan Pablo Esteban
Fotos Paulo Calisto
FICHA TÉCNICA
FIAT 500C HYBRID LAUNCH EDITION
TIPO DE MOTOR Gasolina, 3 cilindros em linha, atmosférico
CILINDRADA 999 cm3
POTÊNCIA 70 CV às 6.000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 92 Nm às 3.500 rpm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa manual de 6 velocidades
V. MÁXIMA 167 km/h
ACELERAÇÃO 13,8 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 5,4 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 121 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 3.571 / 1.627 / 1.488 mm
PNEUS 195/45 R16
PESO 1.055 kg
BAGAGEIRA 185 l
PREÇO 22.110 €
GAMA DESDE 20.410 €
I.CIRCULAÇAO (IUC) 103,12 €
LANÇAMENTO Março de 2020