A partir de um acabamento mais vistoso e exclusivo desta versão, o Spring ganha brio e competência com um motor elétrico mais potente. A autonomia não sofre alterações, mas a melhoria nas acelerações permite-lhe mais agilidade dentro do perímetro urbano.
Apesar de ainda não ser muito explorado, pelo menos não tanto como em outros segmentos, o carro elétrico em formato reduzido é uma excelente opção, e a Dacia reforça a sua aposta neste tipo de conceito com um Spring ainda mais capacitado. Mantém em comercialização a versão Electric 45, disponível nas versões Cargo (Van de dois lugares) e Essential.
Tem apenas 3,7 m de comprimento e largura de praticamente 1,6 m, simples para ser manobrado com toda a agilidade em espaços mais reduzidos, para além de se estacionar onde muito não conseguem. Por outro lado, o habitáculo dá à medida para quatro ocupantes. A posição de condição não é, de imediato, a de um ligeiro de passageiros, o volante não tem regulação e não há sequer um pousa pés, para além de irmos sentados numa posição elevada face ao para-brisas. Atrás, o espaço para pernas é limitado. A bagageira merece nota positiva, é funda, mas suficiente para os afazeres do dia-a-dia.
O consumo mantém-se em valores muito baixos (o peso dá uma ajuda, pesa quase uma tonelada), entre os 12 e os 13,5 kWh, de acordo com o cenário de circulação, pelo que, mesmo com uma bateria pequena, como esta de 27,4 kWh, consegue superar os 200 km de autonomia sem grandes problemas (anuncia 224, menos 6 do que com o motor de 45 CV).
A dinâmica não é a mesma de um ligeiro convencional: tem um amortecimento filtrado, mas falta progressividade ao travão, a estabilidade e resistência ao vento e à alta velocidade são limitadas… circunstância que o limitam ao âmbito cosmopolita onde se move como “peixe na água” e, por isso, acaba por propor um custo de utilização muito apelativo.
Fotos Paulo Calisto
FICHA TÉCNICA
DACIA SPRING EXTREME ELECTRIC 65
TIPO DE MOTOR Elétrico, síncrono de íman permanente
POTÊNCIA 65 CV (48 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 113 Nm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa automática de relação única
BATERIA Iões de lítio, 27,4 kWh
AUTONOMIA (WLTP) 220 km (305 km em cidade)
TEMPO DE CARGA 5h a 7,4 kW AC (0-100%)
56 min. a 30 kW CC (0-80%)
VELOCIDADE MÁXIMA 125 km/h
ACELERAÇÃO 13,7 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 14,5 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 3.734 / 1.579 / 1.516 mm
PNEUS 165/70 R14
PESO 1.050 kg
BAGAGEIRA 270 l
PREÇO 22.050 €
GAMA DESDE 20.400 €
IMPOSTO CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €
LANÇAMENTO Julho de 2023