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Este é o Dacia Jogger que bem conhecemos e que já mereceu destaque na nossa revista em distintas motorizações. Então, o que faz aqui de novo? O que vê nestas páginas estreia o Pack Sleep, um módulo em madeira marítima que permite criar uma cama dentro do habitáculo desta “carrinha” de aspeto SUV.

Texto: Ricardo Carvalho
Fotos: Paulo Calisto

A Dacia é uma marca jovem, destinada aos que tiram a carta pela primeira vez, às famílias que se vão construindo, áquele que precisa de um carro que o ligue do ponto A ao ponto B, um carro popular que atingiu um nível de êxitos difícil de igualar. A marca, que pertence à Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, tem uma gama de modelos aos quais não é fácil apontar defeitos, começando pelo preço, que é muito apelativo.
Assim, o motivo deste teste não é um exame completo ao Jogger Hybrid (que ensaiamos em detalhe na edição 122), mas a uma particularidade que este permite. A marca criou um kit de campismo composto por um módulo de madeira marítima que pode ser montado na bagageira do Jogger (não pode ter os sete lugares), com espaço para arrumações e que possibilita montar uma cama de casal (um pouco estreita) de forma muito simples dentro do habitáculo do Jogger.

O Jogger Campervan

Com uma bagageira com nada mais, nada menos, do que 600 litros de volumetria, o Jogger amplia as suas possibilidades de utilização com o Pack Sleep. Custa 1550 euros quando se adquire em conjunto com o carro novo, mas também existe a possibilidade de ser comprado “à posteriori” como opção no concessionário por mais alguns euros.
Na verdade, o módulo está muito bem executado. Trata-se de uma espécie de caixa de madeira, feita com contraplacado marítimo, com umas dimensões que se adaptam a todo o espaço de bagageira do modelo da Dacia. É “preso” ao piso a partir dos ganchos de fixação de carga na bagageira e de umaa correias com tensores. A montagem não é complexa. O módulo pesa 50 kg, pelo que precisa de ser manejado por duas pessoas. Com a caixa fechada, fica-se com um volume de carga no interior da caixa de 220 litros e pode se abrir através de uma tampa que se deixa aberta com um “pauzinho” a suportá-la à antiga. Para o transformar numa cama, é preciso puxar os bancos dianteiros todos para a frente e endireitar as costas dos mesmos. Depois, libertar um elástico que fixa uma estrutura que se abre na direção dos bancos e que faz de somier. São colocadas duas travessas a fazer de apoio entre as longarinas desse somier e instala-se o colchão, que está dobrado em três em cima da tampa da caixa, configurando-se assim uma cama de 130×190 cm.
A parte traseira da caixa, foi desenhada para poder ser aberta, convertendo-se numa mexa de apoio. Depois, há ainda o complemento perfeito, uma tenda que custa 430 euros e que se estende a partir do portão da mala do Jogger. Tem um avançado, um quarto e uma zona de lazer, mas monta-se como uma tenda convencional, com ferros e estacas. Boa sorte!

O híbrido

Neste caso, o Pack Sleep está dentro de um Jogger Hybrid. Combina um motor a gasolina com dois elétricos, uma bateria e uma inovadora transmissão automática. O motor a gasolina é atmosférico, tem quatro cilindros, 1,6 litros e debita 90 CV. Junta-se a um motor elétrico de 50 CV e a um segundo bloco que faz as vezes de motor de arranque e gerador. A bateria é de iões de lítio e dispõe 1,2 kWh de capacidade. A caixa é multimodo, ou seja, tem seis relações, sendo que quatro operam o motor a gasolina e duas o motor elétrico. Combinam-se entre si de modos distintos, para que umas vezes o Jogger ande só a gasolina, outras só a eletricidade ou então junte os dois motores. A caixa tem modo B que permite forçar a travagem regenerativa, recuperando mais energia para a bateria.

FICHA TÉCNICA

Dacia Jogger Hybrid 140 Extreme

TIPO DE MOTOR             Gasolina, 4 cilindros em linha, inj. indireta

CILINDRADA                             1.598 cm3

POTÊNCIA                      91 CV às 5.600 rpm

BINÁRIO MÁXIMO           144 Nm às 3.200 rpm

TRANSMISSÃO               Dianteira, caixa auto. multimodo de 15 modos

SISTEMA ELÉTRICO

TIPO DE MOTOR             Dois motores elétricos, síncronos permanentes

POTÊNCIA (e-Motor)                  49 CV/36 kW

BINÁRIO MÁXIMO           205 Nm

POTÊNCIA (HSG)            20 CV/15 kW

BINÁRIO MÁXIMO           50 Nm

BATERIA                         Iões de lítio, 1.2 kWh, 230 V

AUTONOMIA EV              N.D.

SISTEMA HÍBRIDO

TIPO DE MOTOR             Híbrido elétrico-Gasolina

POTÊNCIA (TOTAL)                  140 CV

BINÁRIO (TOTAL)            N.D.

EMISSÕES CO2 (WLTP)  110 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.547 / 1.784 / 1.632 mm

PNEUS                                      205/60 R16

PESO                              1.460 kg

BAGAGEIRA                    708 litros

PREÇO                                      28 851 €

GAMA DESDE                           17.850 €

IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 144,05 €

LANÇAMENTO                          abril de 2023

 

Ricardo Carvalho

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