A CUPRA continua a escalar posições até alcançar o objetivo de se transformar numa marca premium de primeiro nível. Também por isso, os seus produtos são cada vez mais exclusivos, desportivos e…. caros.
Nesta edição levamos até si o CUPRA mais potente e dispendioso da atualidade, o Formentor VZ5 Taiga Grey que tem tudo para se transformar num objeto de desejo para muitos.
Fotos: Paulo Calisto
O Formentor é, sem duvida, um acerto de design, prestações e imagem que apaixonou um mercado que procurava um automóvel diferente, apelativo e, sobretudo, desportivo. O apelido Taiga Grey, que diz respeito ao nome da cor, um cinzento opaco que consegue brilhar, inclui ainda pormenores como o sistema de escape, os travões especiais, as jantes de 20” ou os novos faróis Matrix LED dinâmicos, bem como diversos elementos em fibra de carbono que fazem desta versão uma obra de colecionador. Esteticamente, este VZ5 pouco ou nada difere do VZ ou mesmo de qualquer outra versão do Formentor, a não ser nestes pequenos detalhes do lado de fora.
Atrás, destacam-se as saídas de escape duplas, montadas de forma diagonal no difusor traseiro produzido em fibra de carbono e pintadas num tom cobre.
O VZ5 vê ainda ainda a altura da carroçaria baixar 10 mm, dispõe de jantes de 20” calçadas com pneus 255/35 nos dois eixos e que deixam ver o sistema de travagem proveniente do especialista Akebono, composto por uns discos perfurados de 375 mm à frente com pinças de seis pistões e de 310 mm atrás.
Abrimos a porta e respiramos um ambiente racing, com as bacquets forradas a couro Nappa castanho escuro, perfurados e com detalhes na cor cobre (Coper) da marca, que envolvem o corpo na perfeição, adaptando-se a ele como uma luva. O painel de instrumentos é composto por um ecrã de 10,25” totalmente personalizável e ao centro, no tablier, encontramos um ecrã de 12” tátil, a partir do qual se pode controlar o sistema de infotainment, assim como diversos parâmetros de configuração do Formentor, ou o sistema de climatização, entre muitas outras funções. Botões físicos há poucos. Os únicos que encontramos são do lado esquerdo do volante e para ligar as luzes, em caso de ser preciso.
Os lugares traseiros são amplos e podem dar guarida a três ocupantes,ainda que no banco central, e como em todos os compactos, o conforto não será o mesmo. A bagageira, por seu lado, propõe 420 litros de espaço pelo facto de possuir tração integral. Nas opções de tração dianteira, este valor sobe para 450 litros.
Debaixo do capô encontramos o mesmo “coração” que palpita no Audi RS3, mas que aqui debita 390 CV, menos 10 CV que no modelo da marca de Ingolstadt. O binário chega aos 480 Nm, e surge associado a uma caixa DSG de 7 velocidades, dotada de Launch Control, com o qual se consegue rubricar uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,2 segundos.
Este motor de 5 cilindros leva o Formentor com destreza, muito por culpa do binário disponível desde rotações muito baixas, pelo que qualquer decisão que seja tomada é imediata, seja para fazer uma curva de forma rápida ou para um ultrapassagem “à queima”. Um dos detalhes que nos agradou é o facto da DSG não passar de caixa sozinha em modo manual, permitindo chegar ao redline praticamente até ao corte de injeção. Quando isto acontece e o conta-rotações sobe até às 7000 rpm, acendem uns LED´s vermelhos no painel que indicam este facto.
FICHA TÉCNICA
CUPRA FORMENTOR 2.5 TSI 390 CV DSG 4DRIVE
TIPO DE MOTOR Gasolina, 5 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 2.480 cm3
POTÊNCIA 390 CV entre as 5.700 e as 7.000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 480 Nm entre as 2.250 e as 5.700 rpm
TRANSMISSÃO Integral, caixa auto. 7 vel. (DSG, dupla embraiagem)
VELOCIDADE MÁXIMA 250 km/h (limitada)
ACELERAÇÃO 4,2 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 10,2 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 231 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 4.450 / 1.839 / 1.511 mm
PNEUS 255/35 R20
PESO 1.683 kg
BAGAGEIRA 420-1.475 l
PREÇO 81 352 €
GAMA DESDE 36 142 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 414,80 €
LANÇAMENTO janeiro de 2023