A nova marca espanhola começa a sua aventura no mundo automóvel com uma proposta quase sem rivais que rompe com vários cânones, ao mesmo tempo que proporciona sensações ao volante que pareciam reservadas às berlinas desportivas.
Logo à primeira vista, o exterior encerra em si um estilo muito particular, chamando a atenção ao mais “distraído” dos transeuntes. Um apelo que é fundamental quando se quer marcar a diferença num mercado carregado de SUV compactos. Construído sobre a base do SEAT Ateca, a proposta que vê nestas páginas é muito mais atrevida, com para-choques distintos, guarda-lamas mais salientes, escape duplo e um pequeno spoiler. As jantes específicas e os anagramas CUPRA na grelha e no portão da mala rematam uma estética singular que provoca curiosidade por onde passa.
Lá dentro, o anagrama CUPRA volta a aparecer no volante e de forma discreta nas bacquets com tecido específico. Para além do que referido, pouco ou nada muda face a um Ateca convencional. A posição de condução é extraordinária: todos os comandos estão distribuídos de forma inteligente e o espaço interior é mais do que suficiente para cinco adultos. Atrás sentam-se à vontade passageiros com 1,90 m de altura, mesmo no lugar central, que é cómodo (a bagageira disponibiliza uns interessantes 485 litros). O novo CUPRA combina como poucos a postura dinâmica e desportiva com o aspeto puramente prático do automóvel.
Adrenalina
Porém, o maior segredo deste CUPRA Ateca está na altura em que pressionamos o botão de arranque. O som que emite o motor é o primeiro aviso de que começou a diversão. Trata-se do mesmo 2.0 TSI de 300 CV que equipa o Leon CUPRA e que quando montado no Ateca se mostra igualmente contundente e efetivo.
Permite escolher entre diferentes modos de condução que, neste caso, prescinde do Eco para se concentrar no Comfort, Sport, CUPRA e Individual. Há mais dois modos específicos para fora de estrada: Offroad e Snow. Na primeira posição dos perfis de condução, o CUPRA Ateca é um SUV confortável para os percursos mais longos em família; mas é no modo Sport e, especialmente, CUPRA que mostra para aquilo que foi desenvolvido.
Aqui, o motor sai com uma convicção que parece fazer esquecer os mais de 1.600 kg de peso do conjunto. Mas não é só. A travagem merece nota elevada, tal como a facilidade com que se inscreve em curva, com uma precisão digna de uma berlina, e apenas as inevitáveis inércias (fazem parte da lei da física) recordam-nos que estamos aos comandos de um SUV. Parece incrível a forma como se mantém sobre carris em apoio sem descompor a figura, com o eixo traseiro a seguir exatamente o dianteiro sem qualquer sinal de protesto. Unicamente nas mudanças de direção muito rápidas se percebe a altura e o peso, mesmo assim nada que comprometa a sua filosofia.
O trabalhado realizado pela CUPRA nas suspensões e no chassis, com assessoria do piloto Jordi Gené, deu como resultado um SUV que se comporta como um desportivo compacto. A caixa automática de dupla embraiagem é célere, ao ponto de um condutor médio não necessitar de utilizar as patilhas do volante (muito pequenas para um modelo tão radical) para conduzir de forma rápida.
No capítulo dos travões, o sistema pode sofrer com o peso do Ateca, pelo que se vai realizar uma condução empenhada de forma constante, o melhor será optar pelos travões da Brembo que são propostos em opção (2.220 €).
Com poucas falhas…
Encontrar neste CUPRA Ateca pontos negativos é tarefa árdua. Sedutor e atrevido em partes iguais, o novo SUV espanhol convence desde o primeiro momento. A ritmos elevados o consumo sobe para valores pouco aconselháveis, mas não há nada neste segmento que ofereça tanta potência e que custe “apenas” 52.494 euros sem extras. Ainda assim é um automóvel muito bem equipado e que rompe com várias diretrizes.
Texto Iván Vicario Martín
Fotos Paulo Calisto
FICHA TÉCNICA
CUPRA ATECA 2.0 TSI 300 CV 4DRIVE DSG7
TIPO DE MOTOR Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 1.984 cm3
POTENCIA 300 CV entre as 5.300 e as 6.500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 400 Nm entre as 2.000 e as 5.200 rpm
V. MÁXIMA 247 km/h
ACELERAÇÃO 5,2 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO 7,4 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 168 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 4.376 / 1.841 / 1.611 mm
PNEUS 245/40 R19
PESO 1.615 kg
BAGAGEIRA 485 l
PREÇO 59.827 € (versão ensaiada)
GAMA DESDE 52.494 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 238,66 €
LANÇAMENTO Dezembro de 2018
EQUIPAMENTO
SÉRIE
Airbags frontais, laterais (dianteiros) e de cortina; controlos de estabilidade e de tração; assistente de ângulo morto; assistente de manutenção na faixa de rodagem; Front Assist com travagem ativa em cidade; sistema de deteção de fadiga do condutor; alerta de trânsito cruzado à retaguarda; sensor de pressão dos pneus; assistente de máximos; assistente automático de estacionamento; bancos dianteiros com apoio lombar; sensores de chuva e luz; barras de tejadilho; controlo da pressão dos pneus; faróis Full LED; luzes diurnas em LUD; Perfil de condução SEAT; suspensão desportiva; cruise control adaptativo; travão de mão elétrico com função Auto-Hold; acesso e arranque sem chave; retrovisores elétricos aquecidos e retráteis; sensores de luz e de chuva; volante multifunções em pele com patilhas; ar condicionado automático bizona; câmara 360º; reconhecimento dos sinais de trânsito; sistema multimédia com ecrã tátil de 8’’, duas entradas USB, Bluetooth, carregador por indução e navegação; e jantes de liga leve de 19 polegadas.
OPCIONAIS
Pintura metalizada (522 €); alarme (223 €); bacquets em Alcântara (1.506 €); gancho de reboque elétrico (705 €); Pacote inverno (335€); rádio DAB (178 €); rede divisória (134 €); sistema de som Beats (440 €); teto panorâmico (982 €); travões Brembo (2.220 €); bancos em pele preta (803 €); banco do condutor elétrico (228 €); bagageira com função mãos livres (437 €); jantes em liga leve Cooper 19” (910 €).