A versão de entrada na gama elétrica C4 X é convincente ao propor uma autonomia real suficiente para o dia-a-dia urbano e periférico. O apelo aumenta pelo conforto de marcha elevado, habitabilidade notável e bagageira generosa.
Contudo, a marca francesa vai manter a alternativa de acesso com 136 CV e 357 km de autonomia, precisamente aquela que ensaiamos. Uma opção que continua a ser muito interessante par aqueles cujos raio de ação desta versão é mais do que suficiente, poupando, de imediato, 3900 euros na compra.
Cocktail de conceitos
Vamos lá então avaliar este nosso protagonista. Para além de valores como a eficiência, este modelo exibe uma silhueta de sedan muito original, que mistura rasgos de crossover e de um quase coupé com total naturalidade. Produzido em Madrid, partilha a plataforma com o C4, que oferece precisamente as mesmas opções elétricas.
O ë-C4 X responde de imediato ao pisar do acelerador e revela-se muito refinado e confortável. Propõe um rendimento mais do que notável para aquilo que se espera de um veículo com este perfil, com consumos que oscilaram entre os 13,4 kWh/100 km em cidade e os 17,5 kWh/100 km fora dela. O consumo médio durante o nosso teste foi de 16,4 kWh/100 km, um valor apelativo que permite uma autonomia real de 305 km.
A bateria de 50 kWh permite carregamentos em corrente contínua de até 100 kW; ou seja, carregar até 80% supõe apenas meia hora de espera. E essa é a exceção para momentos pontuais. O normal será carrega-lo em casa e aqui as opções variam entre as 15 horas numa tomada de 3,7 kW, 7,5 horas a 7,4 kW ou 5 horas ligado a uma tomada de 11 kW.
São 136 CV, mas parecem mais porque a resposta é instantânea a qualquer pressão no acelerador. E não trava nada mal, ainda que se sinta o peso da bateria. Quiçá o menos agradável seja precisamente o tato do pedal do acelerador, que não é de todo tão progressivo como gostaríamos.
Função Brake
O assistente de condução permite escolher entre os modos ECO, Normal e Sport. Neste últino, o motor alcança o máximo do seu rendimento. Não existem patilhas no volante, mas sim uma função Brake que intensifica a intensidade da travagem regenerativa. Tanto, que converte o pedal de travão num adorno se for utilizado com cabeça. E, para além disso, consegue-se aumentar a autonomia.
Texto E. Cano Fotos
Paulo Calisto
FICHA TÉCNICA
CITROËN Ë-C4 X YOU 100 kW
TIPO DE MOTOR Elétrico síncrono, um motor dianteiro
POTÊNCIA 136 CV (100 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 260 Nm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa automática 1 velocidade
BATERIA Iões de lítio, 50 kW
AUTONOMIA (WLTP) 360 km
TEMPO DE CARGA 15h a 3,7 kW (100%)
5h a 11 kW (100%)
30 min. a 100 kW (80%)
VELOCIDADE MÁXIMA 150 km/h
ACELERAÇÃO 9,5 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 15,4 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 4.600 / 1.800 / 1.525 mm
PNEUS 195/60 R18
PESO 1.659 kg
BAGAGEIRA 510 l
PREÇO 40.735 €
GAMA DESDE 26.165 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €
LANÇAMENTO Janeiro de 2023