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A versão de entrada na gama elétrica C4 X é convincente ao propor uma autonomia real suficiente para o dia-a-dia urbano e periférico. O apelo aumenta pelo conforto de marcha elevado, habitabilidade notável e bagageira generosa.

Muito em breve, o ë-C4 X vai reforçar a sua posição com a chegada de uma versão elétrica que vê a potência subir aos 156 CV, com bateria de 54 kWh e autonomia de até 420 km. Será a mais potente da gama, associada sempre ao nível de equipamento mais recheado.
Contudo, a marca francesa vai manter a alternativa de acesso com 136 CV e 357 km de autonomia, precisamente aquela que ensaiamos. Uma opção que continua a ser muito interessante par aqueles cujos raio de ação desta versão é mais do que suficiente, poupando, de imediato, 3900 euros na compra.

É verdade que o nível de equipamento não é tão completo, mas é uma opção a ter em conta para particulares e, sobretudo, para profissionais sem grandes ambições na hora de viajar, utilizadores mais urbanos, chamemos-lhes assim. Por exemplo, é ideal para táxi e para TVDE.

Cocktail de conceitos

Vamos lá então avaliar este nosso protagonista. Para além de valores como a eficiência, este modelo exibe uma silhueta de sedan muito original, que mistura rasgos de crossover e de um quase coupé com total naturalidade. Produzido em Madrid, partilha a plataforma com o C4, que oferece precisamente as mesmas opções elétricas.
O ë-C4 X responde de imediato ao pisar do acelerador e revela-se muito refinado e confortável. Propõe um rendimento mais do que notável para aquilo que se espera de um veículo com este perfil, com consumos que oscilaram entre os 13,4 kWh/100 km em cidade e os 17,5 kWh/100 km fora dela. O consumo médio durante o nosso teste foi de 16,4 kWh/100 km, um valor apelativo que permite uma autonomia real de 305 km.
A bateria de 50 kWh permite carregamentos em corrente contínua de até 100 kW; ou seja, carregar até 80% supõe apenas meia hora de espera. E essa é a exceção para momentos pontuais. O normal será carrega-lo em casa e aqui as opções variam entre as 15 horas numa tomada de 3,7 kW, 7,5 horas a 7,4 kW ou 5 horas ligado a uma tomada de 11 kW.

Regressamos à estrada e ao teste, sempre em grande serenidade. É um modelo silenciosos pela sua natureza elétrica, ainda que não seja o cúmulo do silêncio, sobretudo quando passamos por asfalto com buracos e piso irregular.
São 136 CV, mas parecem mais porque a resposta é instantânea a qualquer pressão no acelerador. E não trava nada mal, ainda que se sinta o peso da bateria. Quiçá o menos agradável seja precisamente o tato do pedal do acelerador, que não é de todo tão progressivo como gostaríamos.

Por outro lado, chama a atenção o seu excelente nível de conforto, graças aos amortecedores progressivos hidráulicos, sinal identificativo dos mais recentes lançamentos da marca francesa. Até temos a sensação de rolar mais colado ao asfalto dos que as versões a gasolina do C4 X pela localização da bateria na zona inferior da plataforma, entre eixos. Em curva, não obstante, adorna bastante.

Função Brake

O assistente de condução permite escolher entre os modos ECO, Normal e Sport. Neste últino, o motor alcança o máximo do seu rendimento. Não existem patilhas no volante, mas sim uma função Brake que intensifica a intensidade da travagem regenerativa. Tanto, que converte o pedal de travão num adorno se for utilizado com cabeça. E, para além disso, consegue-se aumentar a autonomia.

Quanto ao habitáculo está dentro do esperado pelo rigor de acabamentos e pelo espaço. A habitabilidade é excelente e multiplica a capacidade da mala até aos 510 litros. É pena que não exista um portão… apenas uma porta que dificulta o acesso ao fundo da mala. Menção honrosa para os bancos Advanced Comfort, que somam pontos ao mimarem os ocupantes dianteiros. E nada a objetar em relação ao seu escaparate tecnológico de segurança e conetividade.

Texto E. Cano  Fotos
Paulo Calisto

FICHA TÉCNICA

CITROËN Ë-C4 X YOU 100 kW

TIPO DE MOTOR                     Elétrico síncrono, um motor dianteiro

POTÊNCIA                              136 CV (100 kW)

BINÁRIO MÁXIMO                  260 Nm

TRANSMISSÃO                       Dianteira, caixa automática 1 velocidade

BATERIA                                 Iões de lítio, 50 kW

AUTONOMIA (WLTP)             360 km

TEMPO DE CARGA                 15h a 3,7 kW (100%)
5h a 11 kW (100%)

30 min. a 100 kW (80%)

VELOCIDADE MÁXIMA 150 km/h

ACELERAÇÃO                          9,5 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                 15,4 kWh/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)          0 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)               4.600 / 1.800 / 1.525 mm

PNEUS                                    195/60 R18

PESO                                       1.659 kg

BAGAGEIRA                            510 l

PREÇO                                    40.735 €

GAMA DESDE                         26.165 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)               0 €

LANÇAMENTO                        Janeiro de 2023

Ricardo Carvalho

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