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Teste – BMW M3 Competition xDrive Touring – Fazer história

Os desportivos estão na moda. Mas não são os SUV? Sim, mas basta olhar para os números de vendas deste tipo de modelos. A BMW, por exemplo, alcançou as 177 257 unidades M comercializadas em todo o mundo durante 2022, um valor que não pode ser ignorado. Para comemorar este feito, juntou mais um modelo ao seu portfolio: a portentosa M3 Touring.

Texto: Ricardo Carvalho
Fotos: Paulo Calisto

A BMW Motorsport continua a fazer história desenvolvendo modelos que até agora não existiam no seu leque de produtos. E não são apenas os elétricos M que continuam a aumentar a sua quota, os clássicos, leia-se com motor de combustão e sem eletrificação, também crescem a olhos visto e o melhor exemplo é este nova BMW M3 Touring (G81) que colocamos à prova neste nosso teste.
Já tinha havido uma tentativa de criar uma carrinha mais desportiva na geração E46 do M3, mas não chegou a bom porto. Existiu o M5 Touring, é verdade, que desbravou caminho criando este conceito de automóvel até ao lançamento da M5 E61, um modelo que agora vale muito dinheiro. Olhando para o grande sucesso do M3 berlina, a BMW decidiu avançar para o lançamento do M3 em versão carrinha.
As carrinhas não vivem o seu melhor momento, a bem da verdade só o vivem os SUV, mas continuam a ser uma das carroçarias favoritas de muita gente. A beleza é subjetiva, mas o estilo que esta carrinha tem é… agressivo, apelativo e inspirador. O objetivo é a praticidade que se pode medir em espaço, que varia ligeiramente face à berlina – o comprimento soma 7 mm e a altura 1,2 cm. A capacidade da mala passa de 450 para 500 litros, ampliáveis a 1500 no caso de se rebaterem as costas dos bancos traseitos na proporção 40:20:40. Conta ainda com a versatilidade que dá a abertura independente do óculo traseiro do portão da mala.

Um pouco mais de peso

É verdade que também é mais pesada, como indicam os mais 85 kg que pesa face à berlina, passando para os 1940 kg. Tem mais chapa, um apoio adicional para o eixo traseiro e o facto de não poder contar com o tejadilho em carbono (a BMW teria de modificar a linha de montagem para um automóvel de nicho), mas vem pintado a negro, como os retrovisores.
E como diz o ditado, uma imagem vale mais do que mil palavras… e que imagem! A traseira é apaixonante. Com os guarda lamas mais largos, o enorme difusor e os quatro escape de 100 mm de diâmetro cada um. O conjunto é rematado pelas enormes jantes de 20″ no eixo traseiro, que são uma polegada maiores que as do eixo dainteiro. E a cor? Este cinzento mate é qualquer coisa e combina na perfeição com o modelo (custa 2920€), deixando-nos a babar.

Interior M

O interior apresenta mudanças de relevo face ao M3 berlina e M4. Pela primeira vez, o modelo conta com o ecrã curvo que equivale a um ecrã de 27″. Na verdade é formado por um de 12,3″, o do painel de instrumentos, e por um de 14,9″, o do sistema de infoentertenimento. As espetaculares bacquets são de nível elevado, estão montadas um pouco mais abaixo e, o mais importante, são 9,6 kg vai leves porque contam com fibra de carbono. Oferecem regulação elétrica e, como nota, têm o logo M3 iluminado no encosto de cabeça, destacando-se no período noturno, e que lhe dão um toque ainda mais apelativo.
Mas, o mais importante neste M3 Touring é o coração, o mesmo de M3 e M4: o portentoso S58, um motor 3.0 de seis cilindros com dois turbos e a cabeça do M4 GT3, a versão de competição, que é capaz de alcançar os 510 CV e disponibilizar 650 Nm de binário. Em regimes muito baixos falta-lhe um pouco de alma, se é que se pode dizer desta forma, mas quando o ponteiro digital passa das 2750 rpm, surgem os “selvagens” 650 Nm que se mantêm vivos até às 5500 rpm. Às 6250 rpm “soltam-se” os 510 CV, transmitidos de forma tremendamente efetiva ao asfalto, fazendo esta carrinha voar baixinho.

Como uma berlina

A passagem da potência aos dois eixos, é feita através de uma caixa automática de oito velocidades por conversor de binário, tão rápido quanto uma caixa de dupla embraiagem. Caixa manual também não está contemplada. Aliás, quem manda na BMW já disse que têm os dias contados. Recebe e executa as ordens que lhe enviamos a partir das enormes patilhas em fibra de carbono colocadas atrás de um volante demasiado grosso, mas com o diâmetro perfeito. A caixa pode ser regulada para que faça as passagens a mais ou a menos rotação. Se a tudo isto juntarmos a excelente configuração do chassis, temos um carrinha rapidissima em curva. Quem diria que em cima da balança roça as duas toneladas… A carroçaria não mexe, segue colada ao asfalto, e segue na perfeita as ordens de uma direção veloz e comunicativa.
Andar de lado é tão simples que o próprio sistema de infotainment regista as estatísticas obtidas nas curvas mais “alegres” no analisador M Drift. Basicamente mede a distância e os graus de inclinação obtidos na derrapagem e classifica-os com uma máximo de cinco estrelas… não é útil, mas é giro!
O botão que permite aumentar o som dos escapes dá novo ânimo à condução deste M, especialmente se abrirmos os vidros, e só dá vontade de ir, em constantes reduções e acelerações bruscas com travagens pelo meio para sentir os “raters” que nos invadem o corpo como se de um choque elétrico se tratasse.
Em traçados sinuosos, a M3 Touring projeta-se de curva em curva, aniquilando as retas, com uma postura que inspira confiança e que dá prazer conduzir.
Claro que ser brilhante tem um preço, ou melhor, dois. O primeiro são os consumos, sendo muito fácil atingir a casa dos 18 l/100 km, e o outro é o valor de venda: esta unidades, com extras custa mais de 146 mil euros.

Conclusão
É uma carrinha e… que carrinha. Basta ter assinatura M para ser de topo e para que, a andar bem e rápido, nem se perceba que é uma carrinha. Tração integral, modo Drift, possibilidade de andar só com tração traseira, um som fabuloso, um motor fantástico e uma imagem de carro de corridas. Um bálsamo para a alma e para os sentidos.

Ficha técnica
BMW M3 Competition

TIPO DE MOTOR    Gasolina, Seis cilindros em linha, Twin Power Turbo

CILINDRADA                    2993 cm3

POTêNCIA             510 CV às 6250 rpm

BINÁRIO MÁXIMO 650 Nm entre as 2750 e as 5500 rpm

TRANSMISSÃO     Integral, Automática de oito velocidades

VELOCIDADE MÁXIMA 290 km/h (M Drivers Package)

ACELERAÇÃO 3,6s (0 a 100 km/h)

CONSUMO            10,1 l/100 km

EMISSÕES CO2              229 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)         4794/1903/1436mm

PNEUS                  275/35 R19 (fr) e 285/30 R20 (tr)

PESO                    1940 kg

BAGAGEIRA          500 l

PREÇO                  146 281€

GAMA DESDE                  130 700€

I.CIRCULAÇÃO (IUC)       759,56€

LANÇAMENTO       abril de 202

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