Com mais mala que o SUV iX e melhor dinâmica, a primeira carrinha elétrica da história da BMW não belisca a longa tradição da marca neste formato mais familiar. Qualidade, versatilidade e espaço, com autonomias sem emissões de até 560 km.
Na BMW, ‘fez-se luz’ e a nova carrinha Série 5 (a 6ª desde 1991!) passou a apresentar-se no mercado com motores para todas as necessidades e gostos, a gasolina, Diesel e exclusivamente elétrica, sob a designação i5 Touring. Está disponível em Portugal por preços a partir de 79.000 €, pedidos por esta versão eDrive 40, com motor elétrico de 340 CV de potência, a permitir mais de 500 km de autonomia.
Estradista com espaço
No que diz respeito às dimensões da carroçaria, a carrinha Série 5 cresceu de forma assinalável face à geração anterior. Com 5,06 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,52 m em altura, a nova Touring é maior (10 cm), mais larga (3 cm) e mais alta (2 cm), aumentando também a volumetria da mala para 570 litros (mais 70 litros que o SUV iX), ou 1.700 com o rebatimento da segunda fila. São números que a colocam ligeiramente acima da concorrência, Audi A6 Avant e-tron (529 litros) e VW ID.7 Tourer (545 litros).
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Prático e com muito espaço. O i5 Touring, com o pack de baterias arrumado do piso, não só iguala a capacidade da bagageira das versões térmicas, como mantém intactas as cotas interiores. A habitabilidade é generosa e não apenas nos lugares posteriores (onde é mais valorizado o conceito familiar destes automóveis), como também nos bancos dianteiros, especialmente na largura ao nível dos ombros e na altura do assento ao tejadilho.
O painel de bordo é praticamente decalcado da berlina i5, com o Curved Display a combinar os ecrãs digitais da instrumentação (12,3’’) e do sistema multimédia Live Cockpit Plus (14,9’’), com a versão ID8.5 do sistema operativo da BMW, navegação e a denominada AirConsole (plataforma de videojogos). Para quem procura uma experiência ainda mais futurista está disponível o Live Cockpit Professional, que adiciona projeção de informações no para-brisas e navegação com função de realidade aumentada.
Como é habitual na BMW, as propostas na gama de opcionais para personalizar o i5 Touring são a perder de vista e incluem dois elementos de estilo que valorizam muitíssimo a apresentação da carrinha alemã: a grelha iluminada (BMW Iconic Glow) e a luz que percorre o painel (BMW Interaction Bar).
Fotos Paulo Calisto
CONCLUSÃO
Apesar do formato familiar, a dinâmica é de topo com a vantagem de oferecer um consumo elétrico muito contido, sem perder em prestações, que são de grande nível. O menos convincente são os preços, antes e depois dos extras, que são a perder de vista, como é habitual na BMW. Seja como for, confirma-se, há vida para além dos SUV!
FICHA TÉCNICA
BMW I5 EDRIVE40 TOURING
TIPO DE MOTOR Elétrico, síncrono de íman permanente, traseiro
POTÊNCIA 340 CV (250 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 430 Nm
TRANSMISSÃO Traseira, caixa de relação única
BATERIA Iões de lítio, 83,9 kWh (81,3 kWh úteis)
AUTONOMIA (WLTP) 556 km
TEMPO DE CARGA 8,5h a 11 kW AC (0-100%)
30 min. a 205 kW CC (0-80%)
VELOCIDADE MÁXIMA 193 km/h
ACELERAÇÃO 6,1 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 16,7 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 5.060 / 1.900 / 1.515 mm
PNEUS 245/45 R19 (fre.)
275/40 R19 (tras.)
PESO 2.255 kg
BAGAGEIRA 570-1.700 l
PREÇO 79.000 €
GAMA DESDE 79.000 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €
LANÇAMENTO Agosto de 2024