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Na era da diabolização das mecânicas a gasóleo, o motor de seis cilindros e três litros da BMW é um dos melhores exemplos da sofisticação Diesel. Prova-o este 330d, sempre agradável e refinado e com a força de 286 CV e 650 Nm para “disparar” a berlina bávara dos 0 aos 100 km/h em 5 segundos!

O facelift do Série 3 (G20) já circula desde o verão de 2022 – terá nova atualização em julho -, mas continua a dar cartas como referência dinâmica no segmento onde concorre com Audi A4 ou Mercedes-Benz Classe C. A começar no estilo, que é claramente de executivo com “sangue na guelra”, sobretudo na frente, que manteve a grelha convencional de duplo rim, ladeada de óticas esguias sobre as entradas de ar nos extremos do para-choques, que também lhe acrescentam agressividade. Mais ainda nesta “nossa” versão 330d, engalanada com o novo pacote M Sport Pro, que acrescenta à lista de série os faróis escurecidos, spoilers dianteiro e traseiro e saia lateral específicos.

Faixa digital

No interior, a digitalização em alta, com a reforma dos tradicionais quadrantes do painel de instrumentos e do sistema multimédia, substituídos por uma peça única, numa faixa digital que reúne, sem separadores físicos, o ecrã de 12,3’’ atrás do volante, e outro, tátil, ao centro do tablier, com 14,9’’, solução visualmente bem integrada e que liberta o painel de bordo de alguns comandos físicos. Depois, toda a apresentação segue a toada quase “racing” do exterior, caso do volante M em pele, com ótima pega, e dos bancos desportivos com bons apoios laterais para uma correta sustentação a ritmos mais acelerados. A posição de condução não merece reparos, com excelente ergonomia assegurada pela meticulosa disposição dos comandos principais, incluindo o (ainda!) indispensável sistema de controlo centralizado das funções de bordo (iDrive). Respira-se um ambiente BMW: qualidade, sofisticação e design. A habitabilidade também não destoa, com espaço satisfatório para os passageiros nos lugares posteriores, no que o Série 3 melhorou muito, ficando apenas o ocupante do lugar central com a obstrução do túnel ao nível dos membros inferiores, o que incomoda nas viagens mais longas.

Dinâmica igual à imagem

Outra qualidade no Série 3 é a dos materiais utilizados no interior, principalmente nesta versão com linha de acabamento superior, em que o painel de bordo e os painéis das portas são revestidos, quase na íntegra, por pele artificial (Sensatec) e plásticos “borrachados” de muito boa qualidade. Mas, na BMW, não basta parecê-lo. O fabricante de Munique nunca parou de evoluir o Série 3 em tudo o que pode torná-lo na referência dinâmica da categoria. O resultado é um comportamento à prova de crítica, com movimentos bem controlados da carroçaria, impressionante estabilidade em curva e resposta rápida e comunicativa da direção com assistência variável em função da velocidade e do ângulo de viragem. Tudo em beliscar o conforto. Claro que lidar com motor pujante impõe firmeza ao amortecimento e reforços mais técnicos que influenciem a dinâmica, caso da suspensão desportiva e rebaixada e do sistema de travagem M Sport, mais potente, aqui evidenciado pelas pinças vermelhas. Na prática, é notável a forma como o 330d admite tão bem os dois tipos de andamento: em ritmo passeio, sem nunca perder a compostura, ancorado no equilíbrio estrutural da plataforma, ou depressa em traçados exigentes, onde podemos experimentar os limites do chassis e da mecânica. Onde quer que eles se encontrem…

Diesel eletrificado

Contra a “diabolização” dos motores a gasóleo, a BMW insiste em manter no catálogo esta opção. No entanto, respondendo às tendências do momento e procurando cumprir a obrigação de reduzir consumos e emissões poluentes, a marca alemã eletrificou o propulsor de 6 cilindros com 3 litros. Neste sistema MHEV, o motor elétrico alimentado por uma bateria de pequena capacidade é a base de uma rede complementar de 48V que assiste o Diesel, libertando-o de algumas funções e acrescentando-lhe melhor insonorização (mesmo a frio) e tranquilidade ao funcionamento, pela forma quase impercetível com que a mesma desliga/liga por intermédio da função stop/start, o que pode acontecer em andamento até aos 160 km/h – cortesia da função velejar que se ativa nos modos de condução Eco Pro e Comfort. Contudo, sempre que os sensores detetam a aproximação a algum veículo na dianteira, o sistema automaticamente engrena uma relação de caixa e acorda o motor  térmico por motivos de segurança. Toda esta tecnologia contribui para o ótimo compromisso entre performances e o consumo: média real de 7,5 l/100 km para motor que é um poço de força!

O 3 litros a gasóleo é sobrealimentado por dois turbos em série (geometria fixa para o de alta pressão e variável para o de baixa) e pressão de injeção de 2.700 bar, do qual resulta 286 CV e 650 Nm de binário (constante entre as 1.500 e as 2.500 rpm), cumprindo a medição de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, o que dá uma ideia da rapidez com que galga alcatrão! O sistema mild-hybrid também assiste nas prestações, sob a forma de “boost” elétrico, garantindo mais 11 CV e 25 Nm, para ainda maior disponibilidade a baixos regimes. Um “senhor” Diesel que se apresenta muitíssimo bem emparelhado com uma “senhora” caixa automática (Steptronic) de 8 velocidades. Quer se deixe ao automatismo o funcionamento da transmissão ou se opte por comandá-la, em modo manual-sequencial, através de patilhas junto ao volante, estão sempre garantidas passagens céleres e quase sem hiatos. Qualidades extras deste casamento entre motor e transmissão: sonoridade quase desportiva e ausência de vibrações em praticamente todos os momentos da condução.

Texto Vítor Mendes
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

O 330d não é o Série 3 a gasóleo mais potente (esse chama-se M340d), mas é, talvez, aquele que combina melhor tudo aquilo que se pretende de um Diesel: eficiência, refinamento e rendimento. Aplausos para o desempenho de um motor com longa folha de serviços e créditos reconhecidos que ganhou trato mais amigável no quotidiano com a eletrificação. O habitáculo com construção irrepreensível e a vertente tecnológica aperfeiçoada são outros trunfos.

FICHA TÉCNICA

BMW 330D

TIPO DE MOTOR                        Diesel, 6 cilindros em linha, twinturbo

CILINDRADA                                2.993 cm3

POTÊNCIA                                     286 CV às 4.000 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                     650 Nm entre as 1.500 e as 2.500 rpm

TRANSMISSÃO                            Traseira, caixa automática 8 velocidades

SISTEMA ELÉTRICO

POTÊNCIA                                     11 CV (8 kW)

BINÁRIO                                        25 Nm

BATERIA                                        Iões de lítio, 0,53 kWh

V.MÁXIMA                                   250 km/h (limitada)

ACELERAÇÃO                               5,3 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    5,0 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)             130 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.709 / 1.827 / 1.435 mm

PNEUS                                                          225/40 R19 (fre.)

255/35 R19 (tras.)

PESO                                              1.770 kg

BAGAGEIRA                                 480 l

PREÇO                                                          66.300 €

GAMA DESDE                              47.800 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                  644,99 €

LANÇAMENTO                            Julho de 2022

Ricardo Carvalho

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