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O SUV Coupé da Audi utiliza a mesma base técnica do Skoda Enyaq e do Volkswagen ID.4, contudo acrescenta qualidade, preço e mais um motor elétrico à frente nesta versão Sportback 50 quattro, para um total de 299 CV.

A Audi tem um objetivo claro: ter 30 modelos eletrificados até 2025, que deverão represen‑ tar aproximadamente 40% das suas vendas totais nesse ano. Desses, vinte serão totalmente elétricos e entre eles está o Q4 Sportback e‑tron. A carroçaria Sportback é a mais desportiva dentro do universo Audi, uma espécie de coupé cuja linha de tejadilho quebra logo depois do pilar B descendo até ao pilar C, sendo esta zona reforçada por um spoiler traseiro de maiores dimensões, colocado numa posição mais baixa. O facto de ser Sportback confere‑lhe um coeficiente aerodinâmico de 0,26 que permite aumentar a autonomia em 12 km face ao Q4 e‑tron “normal”.

Entre o Q3 e o Q5
Falando de dimensões, o Q4 Sportback mede 4,59 metros de comprimento, o que significa que se posiciona entre um Q3 (4,48 m) e um Q5 (4,66 m), seguindo a lógica numérica das designações de cada modelo. Também a bagageira, com 535 litros, está mais próxima do Q5 e é um pouco mais reduzida que a dos Skoda Enyaq e VW ID.4, modelos com os quais partilha o código genético. Na habitabilidade é, inclusivamente, maior que os seus homólogos com motor a combustão, porque não há o túnel central da transmissão nem caixa de velocidades.

Tem apenas menos altura na parte traseira do habitáculo devido ao formato da carroçaria. Os bancos desta versão são os desportivos S Line, mais duros, mas, ainda assim, não interferem com o conforto; os traseiros podem ser rebatidos na proporção 40:20:40 de forma a aumentar o espaço de carga, sendo possível definir duas alturas diferentes para o piso da mala. Ao contrário de outros modelos, não existe nenhum espaço para arrumações debaixo do capô.

No tablier, a Audi utiliza instrumentação totalmente virtual com diferentes menus e informação dedicada ao sistema elétrico, assim como um head‑up display com realidade aumentada. O habitáculo fica marcado pela boa qualidade de construção, embora alguns plásticos na zona traseira pudessem ser melhores, e pelo ecrã central tátil digital de 10,1 focado no condutor, onde se controlam a maior parte das funções de informação e multimédia. Debaixo do ecrã central encontramos os comandos da climatização (a Audi decidiu manter alguns controlos físicos) e ainda o seletor dos modos de condução, de série no Q4 e‑tron Sportback. Cabe, ainda, destacar o novo volante desportivo (350 €), plano nas zonas superior e inferior, e dotado de botões sensoriais pouco intuitivos.


Flutuando
Com uma altura da carroçaria ao solo de 18 cm, que no caso des‑ ta versão S Line é rebaixada 1,5 cm (equipa suspensão desportiva; 260 €), o 50 quattro tem como principal novidade o sistema de propulsão com 299 CV. Na prática, monta dois motores elétricos, um em cada eixo, sem qualquer ligação mecânica, mas com tração integral. Em andamento, cabe ao motor traseiro (síncrono de imanes permanentes, com 204 CV e 310 Nm de binário) a responsa‑ bilidade de locomover o conjunto na maioria das situações.

Quando existe necessidade, casos de uma aceleração mais brusca ou em utilização fora de estada com pouca aderência, o sistema considera automaticamente o motor dianteiro (assíncrono, 109 CV e 162 Nm) para garantir maior motricidade. Já a bateria de iões de lítio tem 82 kWh de capacidade e promete uma autonomia de 497 km, número que nunca alcançámos, todavia ficámos com a sensação de que se conseguem percorrer 400 km reais com um consumo médio a rondar os 19 kWh/100 km. Em relação à dinâmica, o Q4 Sportback e‑tron presenteia‑nos com um rolar ultra suave, estável e confortável. A direção é direta e progressiva, permitindo‑nos sentir na medida certa o que o eixo dianteiro vai fazer, sobretudo em curva.

Texto: Ricardo Carvalho
Fotos: Paulo Calisto

Ficha técnica
Audi Q4 Sportback e-tron 50 quattro
Tipo de motor Dianteiro – Assíncrono
Traseiro – Síncrono de ímanes permanentes
Potência 299 CV (220 kW)
Binário máximo 369 Nm
Transmissão Integral, caixa auto. 1 vel

Bateria iões de lítio, 82 kWh
Autonomia (WLTP) 495 km
TEMPO DE CARGA
Tomada doméstica – 36 horas
Carregador de 7,4 kW – 12 horas
Carregador de 150 kW – 80% em 45 minutos

Velocidade máxima 180 km/h
Aceleração 6,2 s (0 aos 100 km/h)
Consumo (WLTP) 17,7 kWh

Emissões CO2 (WLTP) 0 g/km
Dimensões (C/L/A) 4.588/1.865/1.614 mm
Pneus 235/45 R21 fr – 255/40 R21 tr
Peso 2215 kg
Bagageira 535 l
Gama 46 869 euros
Preço 59 424 euros
Lançamento outubro de 2021

Ricardo Carvalho

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