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Teste – Audi A6 Avant S Line 55 TFSIe Quattro S Tronic – Sua excelência

Em plena contagem decrescente para a chegada de geração 100% nova, é difícil igualar os índices de conforto e a suavidade de condução desta A6 Avant TFSIe, muito por culpa da mecânica híbrida associada com modo de propulsão 100% elétrico, e tudo sem prejuízo do lado aristocrático. Uma “senhora” carrinha!

A mais recente geração A6 data de 2018, mas seis anos não são demasiado tempo para a carrinha alemã dos quatro anéis. E basta olhar para ela nestas páginas para perceber que os pontuais retoques de cosmética que foi recebendo foram mais do que suficientes para a manter atual. Com quase cinco metros de comprimento, a A6 Avant reflete modernidade e elegância, assente no melhor e mais sofisticado chassis da Audi, com os melhores grupos propulsores e as melhores tecnologias de apoio à segurança (ativa e passiva) e de promoção do conforto. Também lhe pertence o interior mais tecnológico e mais requintado, e ainda o principal atributo deste conceito de automóvel: o espaço e a versatilidade para passageiros e (muita!) bagagem.

Espaço, muito espaço

A carrinha A6, nos seus 4,95 metros de comprimento e 1,88 de largura é um automóvel amplo e espaçoso. Todas as cotas habitáveis, quer nos lugares dianteiros, como nos posteriores, são generosas, ao que se adiciona o conforto e a comodidade dos bancos, dotados de ergonomia correta e revestidos a couro de altíssima qualidade. As costas do banco traseiro podem ser rebatidas na proporção 40:20:40, o que pode aumentar a volumetria base de 405 litros (versão híbrida plug-in) até um armazenamento total de 1.535 litros, com o rebatimento total dos bancos posteriores. A largura máxima do espaço de carga é de 129 cm, sendo que a tampa da mala abre e fecha eletricamente (opcional), bastando fazer um movimento do pé sob um sensor no para-choques traseiro.

A generosa sensação de espaço e qualidade dos materiais surge reforçada pelas linhas horizontais que envolvem todos os ocupantes. Mas é ao volante que percebemos como a Audi soube evoluir este conceito de carrinha dinâmica, com destaque para a ótima posição de condução e o fácil acesso a todos os comandos reunidos em dois ecrãs táteis na consola, um por cima do outro. Para compor o ramalhete, um terceiro painel digital, o de instrumentos, que tem o nome pomposo de Audi virtual cockpit, com ecrã digital de 12,3’’, resolução full HD, comandado e configurado a partir de comandos no volante, e que pode ainda ser complementado com o head-up display.

Híbrido de excelência

Essa mesma qualidade superior, a par de uma aerodinâmica cuidada (e vidros especiais) ajudam a explicar o silêncio que reina a bordo, com a A6 Avant a movimentar-se em autoestrada com a mesma suavidade de um grande veleiro em águas calmas. Mas, mudando-se o cenário e o estilo de condução, o caráter da carrinha alemã muda também. Puxando-se pelo acelerador num traçado com curvas e contracurvas é soberba a agilidade e, mesmo, impressionante o equilíbrio do chassis a dominar as massas em oscilações fortes, parecendo sempre imperturbável, ágil, mas, simultaneamente, tão segura e confortável que apetece conduzir, conduzir, conduzir…   O bom desempenho dinâmico, ainda que este seja influenciado pelo peso acima das duas toneladas, que se deve ao lastro adicional da bateria, à retaguarda, do motor elétrico (à frente, na longitudinal) e do sistema quattro (tração integral), é uma constante. E nunca lhe falta pulmão. Nesta versão 55 TFSIe, o modelo alemão dispõe de sistema híbrido plug-in que combina um propulsor a gasolina 2.0 TFSI turbo de 252 CV e 370 Nm de binário com um motor elétrico de 143 CV e 350 Nm de binário máximo. Combinados, os dois oferecem 367 CV e 500 Nm de binário, disponível logo às 1250 rpm. Com esta composição técnica, a carrinha A6 chega dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos, com uma velocidade máxima de 250 km/h (135 km/h em modo elétrico).

O sistema motriz beneficia de um controlador inteligente para o motor elétrico que maximiza a sua performance na condução do dia-a-dia. Tecnicamente, o motor elétrico está integrado na unidade que também engloba a caixa automática S tronic de sete velocidades. A bateria de iões de lítio está localizada sob o compartimento da bagageira, com 17,9 kWh (14,4 úteis) de capacidade, alargando a autonomia anunciada para 66 km. Essa condição permite ter o desconto do ISV para modelos PHEV (75%), e é fácil atingir essa marca numa condução puramente elétrica, principalmente se se optar pelo programa de maior eficiência energética (Efficiency), escolhido no Drive Select, que dispõe de outras quatro configurações (Comfort, Auto, Dynamic e Individual). O consumo no modo 100% elétrico situa-se nos 20 kWh/100 km. Já no programa Auto Hybrid – ação conjugada com o bloco 2.0 TFSI –, aquele que assegura sempre o funcionamento mais inteligente entre gasolina e eletricidade, média de 6 l/100 km. Note-se que é ainda possível gerir a energia da bateria através do modo Battery Hold, reservando-a para trajetos mais pequenos, nomeadamente na cidade. Escolhendo-se a função Battery Charge, o motor a gasolina carrega diretamente a bateria, mas aí o consumo dispara.

Texto Vítor Mendes
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

O melhor de vários mundos. A A6 Avant continua a ser um produto de valor inquestionável, que honra a tradição da Audi na produção de carrinhas. Dinâmica e quase desportiva, sem beliscar a vertente familiar; sofisticada e muito dotada tecnologicamente, mas descomplicada na utilização; e, nesta versão 55 TFSIe, com potência para oferecer prestações de muito bom nível e economia de utilização, assim se retire o melhor partido da componente elétrica (ligando-a à ficha a cada 50 km). Vai deixar saudades…

FICHA TÉCNICA
AUDI A6 AVANT S LINE 55 TFSIE QUATTRO S TRONIC

TIPO DE MOTOR                        Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA                                1.984 cm3
POTÊNCIA                                     265 CV entre as 5.250 e as 6.500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO                     370 Nm entre as 1.600 e as 4.500 rpm
TRANSMISSÃO                            Integral, caixa automática de 8 velocidades

SISTEMA ELÉTRICO

TIPO DE MOTOR                        Síncrono de íman permanente, dianteiro longitudinal
POTÊNCIA                                     143 CV (105 kW)
BINÁRIO                                        350 Nm
BATERIA                                        Iões de lítio, 17,9 kWh (14,4 úteis)
AUTONOMIA (WLTP)                66 km

SISTEMA HÍBRIDO
TIPO DE MOTOR                        Gasolina-elétrico, PHEV
POTÊNCIA (TOTAL)                    367 CV
BINÁRIO (TOTAL)                       500 Nm
VELOCIDADE MÁXIMA 250 km/h
ACELERAÇÃO                               5,7 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP)                    1,4 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP)             35 g/km (misto)
DIMENSÕES (C/L/A)                  4.951 / 1.886 / 1.490 mm
PNEUS                                                          255/40 R20
PESO                                              2.150 kg
BAGAGEIRA                                 405 – 1.535 l
PREÇO                                                          83.530 €
GAMA DESDE                              72.745 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC)                  221,37 €
LANÇAMENTO                            Janeiro de 2022

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