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Teste – Audi A5 Cabrio 40 TDI S Tronic S Line – Sobreviver à evolução

Em plena era dos SUV, da eletrificação e digitalização, ainda existem automóveis como este Audi A5 Cabrio, com o qual podemos desfrutar da condução “de sempre”, com um excelente chassis e um magnífico motor TDI de 204 CV.

Texto: Ricardo Carvalho
Fotos: Paulo Calisto

Mantendo-se agarrado às suas origens, que remontam ao Audi Cabriolet de 1988, baseado no antigo Audi 80, o Audi A5 Cabrio continua fiel à elegante capota de tecido, que soube evoluir em termos de qualidade de construção e materiais, tendo recebido os devidos reforços em termos de isolamento térmico e acústico, ao qual se juntam os vidros mais espessos.
Este é um daqueles automóveis cuja silhueta perdura no tempo com uma elegância que não deixa ninguém indiferente. O A5 Cabrio é um carro bonito, essa é a verdade, ainda que gostos não se discutam. O estilo é reforçado pela presença de umas lindíssimas jantes de 20″ da Audi Sport que custam mais 1945 euros. Não roubam no conforto e enchem as medidas em termos visuais.


Só com Diesel

A Audi continua a comercializar este modelo apenas na versão 40 TDI e nível de equipamento S Line (não há outra opção), o que equivale a dizer que se trata de um motor 2.0 TDI, turbodiesel, de quatro cilindros em linha que debita 204 CV e conta com sistema mild-hybrid de 12V (para ajudar nos consumos). Surge acoplado a uma caixa S Tronic (dupla embraiagem) de sete relações, verdadeira garantia de conforto e eficácia.
Quanto à capota, e já falámos dela no início deste texto, é facilmente acionável através de um botão colocado junto do comando da caixa, e demora 15 segundos a abrir e 18 segundos a fechar. Esta operação pode ser realizada a velocidades até aos 50 km/h.
O acesso aos bancos traseiros é amplo, mas é preciso rebater o banco dianteiro, abertura essa que é ampla. Atrás encontramos dois verdadeiros lugares, com bom espaço, até porque na sua última evolução o A5 aumentou entre eixos, ganhando mais espaço para o condutor e passageiro. Se à frente conquistou mais 26 mm de espaço, atrás, dois passageiros vão mais confortáveis já que o espaço para as pernas cresceu em 18 mm. A própria bagageira, com um acesso razoável, disponibiliza 380 litros com a capota fechada e 350 litros com ela aberta.


Qualidade elevada

No interior, volta a reinar, como em qualquer Audi, um espaço ergonomicamente perfeito, composto por materiais de primeira escolha, e uma montagem isenta de falhas. Em termos de qualidade e ergonomia, nada a apontar. Todavia, e mesmo tratando-se da versão S Line, ainda lhe faltam alguns detalhes de série, como o painel de instrumentos digital (sim, nesta versão era analógico), ausência de câmara de marcha-atrás, mas, ainda assim, a lista é completa. O ecrã central tátil é o novo centro de comando deste A5 (já não existe o comando rotativo do MMI), mas ainda encontramos vários botões físicos, como os que controlam a climatização, o volume do rádio ou mesmo do Audi Drive Select, o que ainda é um bom ponto de partida.


Condução envolvente

No que toca à motorização, embora o visual seja o de um elegante GT, o motor ainda é o de uma berlina premium, ou seja, o sobejamente conhecido motor 2.0 TDI com 204 CV. Embora este seja de tração dianteira, o A5 Cabrio nunca revelou problemas em “digerir” uma condução mais viva, graças ao excelente comportamento do chassis, que além do óbvio reforço na rigidez torsional (+ 40%), obrigatório em qualquer descapotável, viu o seu peso total reduzir até 40 kg, face ao seu antecessor. Mas, melhor do que andar depressa neste Audi, até porque isso poderá levar (facilmente) a perda de pontos na carta de condução, este A5 Cabrio revela-se perfeito para uma viagem à beira mar, nestes dias em que o calor já voltou a fazer-se sentir.
E o melhor de tudo é que em ritmo de passeio, este 2.0 TDI consegue surpreender com consumos na casa dos 6,5 litros por cada 100 km. A parceria que faz com a caixa de dupla embraiagem é de uma eficácia atroz, pois pode ser tão suave quanto rápida, em função do modo de condução selecionado no Audi Drive Select. Aquele que é destinado a conseguir um consumo mais reduzido, o Efficiency, permite o chamado “navegar” por inércia, desacoplando o motor da caixa em determinadas situações, deixando que o A5 role em ponto morto.

A posição de condução é devidamente rebaixada e envolvente e os bancos desportivos, oriundos do pacote S Line, envolvem o corpo de forma correta.
Depois, é só pressionar os botões do Audi Drive Select e passar a configuração para o modo Dynamic. A partir daí, o A5 Cabrio impressiona. O potencial para curvar depressa e bem é… grande. A forma como roda a traseira sobressai e a direção é tão direta neste modo que parece um verdadeiro desportivo. Resiste tão bem ao escorregamento que assim que o pé direito ataca o acelerador, a frente “crava” o eixo dianteiro no asfalto, permitindo que siga sobre carris. E com 400 Nm à disposição, não custa nada por à prova a disponibilidade do motor… A dinâmica é acutilante e nem por isso se ressente em excesso dos 1765 kg de peso na transferência de massas. Despacha curvas com uma agilidade e aderência elevadas e o controlo de estabilidade raramente é chamado a intervir. Só se sente alguma falta de rigidez se fizermos tudo isto com a capota aberta, aí sim, nota-se um pouco o “torcer” da carroçaria, mas não há milagres, estamos perante um descapotável e muito já faz ele.
Vai continuar à venda por mais algum tempo (a Audi vai deixar de vender carros com motores de combustão em Portugal a partir de 2030) mais coisa menos coisa, um modelo que muito em breve será um verdadeiro clássico, até porque não terá substituto. O preço desta versão única é de 68 176 euros, valor ao qual é necessário acrescentar os opcionais desta unidade.

FICHA TÉCNICA
Audi A5 Cabrio 40 TDI S Tronic S Line

TIPO DE MOTOR   Diesel, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA          1.968 cm3

POTENCIA             204 CV entre as 3.800 e as 4.200 rpm

BINÁRIO MÁXIMO 400 Nm entre as 1.750 e as 3250 rpm

VELOCIDADE MÁXIMA 243 km/h

ACELERAÇÃO                 7,9 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO            5,8 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2               152 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)        4.697 / 1.846 / 1.384 mm

PNEUS                  265/45 R20

PESO                    1765 kg

BAGAGEIRA          370 l

PREÇO                  68 176 €

GAMA DESDE                  68 176 €

IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 271,56 €

LANÇAMENTO                 dezembro de 2019

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