Quando as marcas chamam um determinado número de unidades às oficinas para proceder a alguma correção, diz-se que são ações de “recall”. E estas são mais frequentes do que possa pensar. Significam que o sistema funciona e as marcas seguem empenhadas em melhorar os seus produtos. Mas… quando é que começam a ser demais?
A Tesla Cybertruck já foi alvo de “recall” sete vezes desde que foi lançada, em dezembro de 2023.
Desta vez, uma anomalia detetada no sistema de monitorização da pressão dos pneus está na origem da ação. Segundo o National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), autoridade americana para a segurança rodoviária, a luz de aviso em caso de perda de pressão pode apagar-se entre viagens, levando a crer que a situação está resolvida.
Usar pneus com pressão baixa vai fazer com que haja menos superfície do mesmo em contacto com a estrada, aumentando drasticamente o desgaste das zonas de contacto, o atrito de rolamento e consequentemente aumentará também o consumo de combustível. Também pode afetar a estabilidade e o controlo do veículo, aumentando o risco de acidentes.
Este problema afeta todos os exemplares do Tesla Cybertruck, bem como as unidades do Tesla Model 3 produzidas entre 2017 e 2024 e do Model Y entre 2020 e 2024.
Resolução à distância
Não é a primeira vez que a pick-up da Tesla é alvo de um “recall” por parte das autoridades americanas. Desde o seu lançamento, em dezembro de 2023, o modelo Cybertruck foi chamado a proceder correções em sete ocasiões diferentes, últimas por problemas que envolviam perda de potência do motor, problemas na câmara de marcha-atrás, mau funcionamento do pedal do acelerador e risco de queda de alguns componentes.
A boa notícia é que, até ao momento, todos os problemas relatados não causaram nenhum tipo de incidente e foram de simples resolução, por intervenção remota (over the air) no software.
Os donos de veículos afetados devem receber uma notificação via carta até 15 de Fevereiro de 2025.