Um grupo dos maiores fabricantes de automóveis do mundo pretende agrupar as suas emissões na União Europeia com a Tesla em 2025 de forma a evitar multas pesadas.
Este ano, as emissões globais da Europa terão de baixar de 106,6 gramas de CO2 por quilómetro percorrido para 93,6 gramas, e os fabricantes de automóveis individualmente têm objetivos específicos para atingir.
De acordo com documentos divulgados pela Comissão Europeia, a Toyota, a Ford, a Mazda, a Stellantis, a Subaru e a Leapmotor tencionam criar uma “Superpool” com a Tesla. Estas marcas representam, em conjunto, 33% do mercado total de veículos e uma quota de 30% do mercado total de veículos elétricos na Europa.
“Considerando as vendas de 2024, a pool da Tesla reduz significativamente a diferença de emissões para os fabricantes de automóveis do grupo, levando-os a apenas 4g da meta ”, disse, Will Roberts, especialista na indústria automóvel.
No entanto, Roberts advertiu que a matemática não está totalmente a seu favor. “Apesar do peso do maior fabricante de BEV do mundo, isso não garante que as multas sejam evitadas por esse grupo. A Tesla vendeu menos veículos em 2024 do que em 2023, e uma continuação dessa tendência não seria útil. Além disso, a Toyota, a Subaru e a Mazda têm sido mais lentas a colocar os elétricos no mercado e, com a Toyota sozinha a vender três vezes mais veículos do que a Tesla, o efeito de compensação só vai até certo ponto.”
Estas não são as únicas marcas automóveis que criaram um grupo. As emissões do grupo Mercedes-Benz estavam 17,3 g acima do seu objetivo em 2024, por isso enfrentava mil milhões de euros em multas. Para 2025, a Mercedes e a Smart vão juntar-se à Volvo e à Polestar. As quatro marcas têm uma quota de 8% do mercado e uma quota de 20% do mercado de VE.
Vários dos maiores fabricantes de automóveis do mundo ainda não anunciaram a que grupo se vão juntar para 2025, apesar de cada um deles estar atualmente acima das metas exigidas para este ano. Nestes incluem-se Honda, VW, Kia, BMW, SAIC, Hyundai, Suzuki e Renault Nissan Mitsubishi.
A pool funciona essencialmente assim: os fabricantes de automóveis compram créditos de emissões de outras marcas para reduzir as médias da sua frota. A Tesla, que é o rei da indústria dos créditos de emissões, está a ganhar muito dinheiro. De acordo com a Reuters, cerca de 3% dos 72 mil milhões de dólares de receitas da Tesla nos primeiros nove meses de 2024 resultaram da venda de créditos de carbono.
E isso é apenas o começo. Os analistas da UBS, liderados por Patrick Hummel, estimam que a compensação da Tesla poderá exceder mil milhões de euros só na Europa este ano, se monetizar todo o seu excedente de créditos de emissões, conforme relatado pela Bloomberg.
O antigo presidente da Associação Europeia dos Construtores de Automóveis e atual presidente executivo da Renault, Luca De Meo, afirmou anteriormente que as marcas de automóveis europeias estão a ser alvo de multas até 15 mil milhões de euros se não cumprirem os objetivos de emissões para 2025.