A Tesla emitiu um comunicado no qual convoca cerca de 380.000 veículos nos Estados Unidos, após ter detetado uma falha na direção assistida que pode levar a um maior esforço de direção, especialmente a baixas velocidades, aumentando o risco de acidente.
Os modelos envolvidos na recolha são o Tesla Model 3 e o Model Y, em particular os que têm uma versão mais antiga do software. A origem da falha reside numa sobretensão na placa do circuito impresso que regula o motor da direção assistida, o que pode levar a uma perda parcial ou total da assistência.
Este problema não afeta os veículos mais recentes em circulação, como o Model Y 2025, mas afetou unidades de anos anteriores, o que levou a Tesla a tomar medidas para o resolver.
A Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) lançou uma investigação há mais de um ano depois de receber inúmeras reclamações de proprietários relatando falhas na direção. Alguns indicaram que o volante ficou extremamente rígido, enquanto outros afirmaram que não conseguiam rodar o volante de todo.
A investigação também revelou que pelo menos 50 veículos foram rebocados porque os seus condutores não conseguiam efetuar manobras. Além disso, a Tesla identificou mais de 3 000 pedidos de garantia relacionados com este problema, o que realça o seu impacto.
Ao contrário de outros fabricantes que exigem que os proprietários levem os seus veículos à oficina, a Tesla irá implementar uma solução através de uma atualização remota do software. Esta capacidade de corrigir erros sem fios é uma das grandes vantagens do sistema da marca, permitindo-lhe atuar rapidamente sem necessidade de intervenção física nos carros afetados.
A empresa informou que, até à data, não foram registados acidentes ou vítimas mortais em consequência do problema. No entanto, recomenda que os proprietários apliquem a atualização o mais rapidamente possível para evitar qualquer inconveniente.
A Tesla notificará os 380.000 clientes afetados até 27 de março, fornecendo-lhes instruções para a atualização. Apesar da rapidez com que a marca atuou, esta é a segunda grande recolha da Tesla em 2025, depois de 239 000 unidades terem sido recolhidas em janeiro devido a falhas na câmara de visão traseira.
O anúncio teve repercussões no mercado, com as ações da marca a caírem ligeiramente, acumulando uma perda de 10% até ao momento este ano. Além disso, este episódio vem juntar-se a outros problemas mecânicos reportados nos últimos anos, incluindo falhas na suspensão e na direção em alguns modelos desde 2016, o que tem levantado questões sobre a durabilidade de certos componentes.