fbpx




O novo Tesla Model Y 2025, conhecido como Juniper, já pode ser encomendado em Portugal, mas apenas na versão Launch Edition Long Range com tração integral (entregas a partir de março), com 514 CV combinados e um preço a partir de 60.990 euros. No entanto, a gama está prestes a ser alargada.

Dentro de um ano, estará disponível a versão Performance e até uma variante de sete lugares. Isto foi anunciado pelos executivos da Tesla, Lars Moravy e Franz von Holzhausen.

As versões Performance do Tesla são conhecidas pelo seu desempenho superior e já se falava do novo Model Y Performance há vários meses, quando alguns veículos foram vistos em testes em estradas públicas.

Por falar em Performance, vale a pena destacar as caraterísticas técnicas do Model 3, cujo ‘coração’ é o grupo propulsor Performance 4DU, que garante uma aceleração dos 0-100 km/h em 3,1 segundos e uma velocidade máxima de 262 km/h no sedan. Esta é a versão mais potente da gama, com uma potência total de 460 CV fornecida por dois motores elétricos, um por eixo.

Para além das melhorias em termos de ruído, vibração e conforto introduzidas no projeto Highland (o restyling do Model 3), esta versão está equipada com uma suspensão adaptativa, uma novidade para o veículo. Esta suspensão, composta por novas barras estabilizadoras e molas de aço de alta resistência, é gerida por um software desenvolvido internamente pela Tesla e pode ser actualizada via OTA (over the air).

As definições adaptativas oferecem três modos: Standard, para um conforto ideal; Sport, que endurece a suspensão e torna a direção mais direta; e Track, concebido para a condução em pista, com definições específicas para maximizar o desempenho.

Apesar do aumento do desempenho, a eficiência foi melhorada, com uma redução de 2% no consumo de energia em comparação com a versão anterior, oferecendo uma autonomia declarada de 529 km e um consumo oficial de 16,7 kWh por 100 km.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade