Revistacarros

Tesla Model Y Juniper está pronto e promete nova liderança

A espera terminou, pois a Tesla apresentou de forma oficial o redesenhado Modelo Y “Juniper”. O veículo elétrico mais vendido do mundo beneficia de uma série de atualizações, incluindo um estilo renovado e um interior mais refinado e repleto de tecnologia.

As melhorias vão para além da estética, uma vez que o Model Y de 2025 é mais rápido, mais silencioso e mais suave, ao mesmo tempo que apresenta uma maior autonomia em comparação com o seu antecessor.

No que respeita ao estilo, recebe uma remodelação notável. À frente, o nariz redesenhado apresenta faróis divididos e uma barra de luz LED a toda a largura, inspirando-se claramente no Cybertruck e no Cybercab. O design do para-choques é semelhante ao do Model 3 Highland, mas acrescenta entradas de ar laterais mais finas para dar um toque extra.

Curiosamente, a linguagem de design global da Tesla mostra algumas peculiaridades regionais – enquanto alguns mercados, incluindo a Europa, abandonaram o emblema Tesla montado no capô em favor da abordagem minimalista do Cybertruck, a versão chinesa mantém o emblema.

Na parte de trás, as atualizações continuam com uma faixa de luz escurecida a toda a largura, a que a Tesla chama a sua primeira “luz traseira refletora indireta do painel da carroçaria”.

É uma forma elegante de dizer que tem um aspeto futurista. O design da porta traseira é mais “clean” e um difusor traseiro maior acrescenta uma agressividade subtil. Entretanto, embora a Tesla afirme que o exterior foi “completamente redesenhado”, a maior parte do perfil lateral parece inalterado, para além dos ajustes nos guarda-lamas dianteiros e na colocação dos sensores.

O comprimento total foi aumentado em 47 mm para 4.792 mm. Além disso, no EV é montado num novo conjunto de jantes Helix 2.0 de 20 polegadas, enquanto alguns mercados também recebem jantes Crossflow de 19 polegadas com acabamento em preto.

Existe também um nova cor azul mais claro, denominado “Glacier Blue”, que substitui o “Deep Blue” metalizado mais escuro, pelo menos nos mercados de lançamento.

No interior, a Tesla manteve o design minimalista familiar do habitáculo, ao mesmo tempo que introduziu inúmeras melhorias. O ecrã de infoentretenimento é ligeiramente maior, com 15,4″ (em vez de 15″), e existe um ecrã tátil adicional de 8″ para os passageiros traseiros.

O novo design e estofos dos bancos proporcionam um maior conforto e apoio, acrescentando uma função ventilada à frente e um banco traseiro reclinável que pode ser rebatido.

O painel, a consola central e os puxadores das portas também foram redesenhados, com uma nova faixa de iluminação ambiente, acabamentos de toque suave e inserções de camurça vegan para a versão de lançamento.

Ao contrário do Model 3 Highland, o volante do Model Y Juniper mantém uma haste indicadora tradicional, embora a seleção dos modos da caixa tenha sido integrada no ecrã central. Por fim, existe um novo sistema de áudio com altifalantes ocultos que, segundo se diz, proporcionam uma melhor qualidade de som.

A Tesla afirma que o novo Model Y é mais silencioso e mais refinado do que nunca, graças aos ajustes aerodinâmicos, ao novo vidro acústico, à suspensão afinada e aos pneus optimizados para o ruído. A configuração revista do chassis inclui também uma direção mais reativa.

Naturalmente, o EV beneficia da mais recente versão da capacidade de condução autónoma completa da Tesla, que continua disponível como opção.
O Model Y 2025 estará inicialmente disponível em duas versões – o RWD de entrada e o AWD de longo alcance.

A Tesla não anunciou a capacidade das suas baterias, mas a autonomia WLTP está estimada em 466 km e 551 km, respetivamente. Estes valores são mais 11 km e 18 km em comparação com as versões equivalentes do modelo anterior, um aumento que pode ser atribuído à aerodinâmica melhorada. A velocidade máxima de carregamento mantém-se inalterada nos 250 kW, somando 266 km em 15 minutos quando ligado a um carregador rápido.

Exit mobile version