Um dos elementos mais sensacionais da estética do Tesla autónomo saiu de ‘hub’ tecnológico em Portugal.
A apresentação do veículo autónomo da Tesla, o prometido Cybercab sem volante nem pedais, não correu de feição para a marca de Elon Musk, que viu o seu valor de mercado cair a pique num espaço de 24 horas. O mercado reagiu ao ‘flop’ da apresentação, sem detalhes e avanços concretos sobre a tecnologia inovadora por trás do modelo auto pilotado, e as ações da Tesla apresentaram uma quebra de mais de 8%, com perdas a rondar os 60 mil milhões de euros.
Vídeo – Elétrico para a família. Hyundai Ioniq 6 ou Tesla Model 3?
Mas nem tudo são más notícias. Um dos elementos mais sensacionais da estética do Tesla autónomo são as rodas com as laterais quase todas a dourado, jante e arcos. O que talvez não saiba é que este componente é “made in” Portugal, na fábrica de Lousado da Continental, em Vila Nova de Famalicão.
A fábrica da Continental em Lousado produz pneus para carros ligeiros de passageiros, com uma produção anual de cerca de 19 milhões de pneus. Nos últimos anos, a Continental investiu em Lousado cerca de mil milhões de euros para aumentar a capacidade de produção, expandir a produção de pneus de alta performance e aumentar a produção de pneus agrícolas e Off-The-Road. Em 2021, um novo hub de TI para Soluções Digitais, Data Science e Gestão da Cadeia Logística foi lançado em Portugal, e é onde nascem projetos como este.