Lembra-se dos milhões de pré-encomendas que a Tesla supostamente tinha para o Cybertruck, de acordo com o CEO Elon Musk? Está a tornar-se cada vez mais difícil para a marca explicar para onde foram todas elas.
Depois de colocar cerca de 50.000 Cybertrucks na estrada, de acordo com um recente pedido de recolha, a marca parece ter esgotado as pré-encomendas e procura desesperadamente aumentar a procura. Caso em questão: está agora a oferecer até 10.000 dólares de desconto em determinados Cybertruck que tem em stock
Embora alguns modelos de demonstração tenham um desconto de 10.000 dólares, há muitos mais com descontos de 8.000 ou 8.200 dólares. No entanto, é de salientar que muitas destas pick-up são mais antigas.
Portanto, mesmo com US $ 8.000 de oferta, estes veículos de demonstração não são necessariamente melhores negócios do que um novo Cybertruck All-Wheel Drive, que começa em US $ 74.735.
Se estiver disposto a esperar pelo novo e mais barato, pode comprar-se um na faixa dos 64 000 dólares. Assim, estas pick-up de 2024 não são propriamente opções atraentes, mesmo a este preço.
Leia também: Tuner mexicano exibe Tesla Cybertruck com jantes de 26 polegadas
Dado que a marca disse anteriormente que seria capaz de produzir até 120.000 Cybertrucks por ano, e que a fábrica está a funcionar muito, muito abaixo dessa taxa, esta é uma impressionante incompatibilidade entre oferta e procura. É por isso que já vimos incentivos como o Supercharging gratuito vitalício num produto que era basicamente novo.
Musk, entretanto, está a tornar tudo muito pior, dizem os seus críticos e até os atuais e antigos proprietários. O Cybertruck é um design já icónico, mas é também arrojado e vistoso.
Quando se combina isso com a toxicidade da marca Tesla, na sequência da intromissão política cada vez mais impopular de Musk, é difícil de vender ao público típico de veículos eléctricos. E como é elétrico, tem problemas de qualidade e não é muito bom em camiões, não é provável que conquiste muitos compradores de camiões tradicionais.
É provável que Musk diga que não está muito preocupado com o problema da procura do Cybertruck, uma vez que não tem qualquer interesse em que a Tesla seja uma marca automóvel. É cada vez mais claro para ele que esta é uma empresa de IA.
Por enquanto, porém, as suas atividades no domínio da IA são financiadas por uma atividade principal rentável e forte, a venda de automóveis. Com um carro-chefe de mil milhões de dólares a fracassar e milhares de dólares em incentivos para todos os seus carros, a Tesla pode já não ser o motor de dinheiro que o plano mestre de Musk exige.