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A Tesla recolheu mais veículos do que qualquer outro fabricante de automóveis em 2024 e acaba de emitir a sua primeira recolha para o ano civil de 2025, relacionada com uma falha na câmara de visão traseira.

Embora o problema afete um número significativo de veículos, a maioria pode ser reparada por meio de uma simples atualização de software over-the-air (OTA) – um método no qual a Tesla se apoiou fortemente para resolver problemas de recall sem exigir visitas demoradas à oficina.

Dito isto, alguns veículos necessitarão de reparações mais extensas que implicam uma visita a um centro de assistência da marca.
Esta recolha afeta um total de 239 382 veículos Tesla, abrangendo vários modelos e anos de produção. Especificamente, os veículos afetados incluem:

2024-2025 unidades do Tesla Model 3 produzidas entre 15 de janeiro de 2024 e 12 de dezembro de 2024
2024-2025 unidades do Tesla Model S fabricadas entre 24 de abril de 2024 e 27 de novembro de 2024
2023-2025 UnidadesTesla Model X produzidas entre 25 de janeiro de 2023 e 2 de dezembro de 2024
2023-2025 unidades do Tesla Model Y montadas entre 23 de maio de 2023 e 16 de dezembro de 2023

De acordo com o fabricante de automóveis, quando um modelo afetado é ligado, uma corrente inversa pode causar uma falha de curto-circuito na placa do computador do automóvel.

Isso pode fazer com que a câmara de visão traseira pare de funcionar, afetando a visibilidade do motorista e aumentando o risco de um acidente.
A Tesla começou a notar um aumento nas substituições de computadores a partir de 21 de novembro de 2024, devido a falhas de curto-circuito. A marca rastreou o problema até o firmware do computador mais antigo.

A Tesla identificou 887 reclamações em garantia e 68 relatórios de campo relacionados com a falha da câmara retrovisora a partir de 30 de dezembro de 2024.

Uma atualização de software over-the-air começou a chegar aos veículos afetados em dezembro e altera a sequência de inicialização do veículo para evitar a condição de falha de curto-circuito.

No entanto, alguns veículos que “sofreram a condição de falha de curto-circuito ou stress” podem precisar de ter um novo computador instalado sem qualquer custo. Obviamente, isso exigirá uma visita a um centro de assistência da Tesla.

Ricardo Carvalho

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