Depois de ter registado o seu primeiro declínio de sempre nas entregas anuais no ano passado, a Tesla prepara-se para mais um ano dececionante.
Os analistas atribuem a diminuição da procura a um vasto leque de questões, incluindo os danos causados à marca pelo novo papel do CEO Elon Musk no Governo dos EUA. No estrangeiro, a crescente concorrência, particularmente na China (o segundo maior mercado da Tesla), também é citada como uma preocupação, assim como o envelhecimento da linha de produção da marca.
Os fãs e investidores esperavam algum alívio, com as variantes do Tesla Model Y “Juniper”, de preço mais baixo, que poderiam impulsionar as vendas. Mais importante ainda, muitos estavam a antecipar o lançamento do veículo elétrico mais acessível da Tesla.
Fontes internas sugerem que este modelo será uma versão mais pequena e reduzida do atual Model Y, com o nome de código E41, cuja produção será pelo menos 20% mais barata.
A Tesla tinha inicialmente afirmado que iria lançar e iniciar a produção do novo modelo mais barato na primeira metade de 2025, com um relatório separado da Reuters a sugerir, mais tarde, que a produção em massa iria acelerar no início de 2026. No entanto, foi agora noticiado que o lançamento foi adiado.
De acordo com fontes internas citadas pela Reuters, o “Model Y mais barato” foi adiado por vários meses, embora as razões permaneçam pouco claras.
As mesmas três fontes informaram também a agência que o lançamento inicial se centrará nos clientes norte-americanos, com um objetivo de produção de 250 000 automóveis a fabricar nos Estados Unidos utilizando as linhas de produção existentes do Model Y.
Além disso, estão em andamento planos para introduzir um Model 3 despojado de quase tudo. Embora os detalhes ainda não sejam claros, esta versão mais básica será provavelmente baseada no modelo de tração traseira.
Para reduzir ainda mais os custos, a Tesla terá quase de certeza de cortar caraterísticas, como a substituição dos bancos ventilados em pele por versões em tecido (algo que já foi feito no México), juntamente com a utilização de menos altifalantes e outras medidas de redução de custos, à semelhança da nova versão de base do Cybertruck. Se a Tesla for mesmo a fundo, pode até reduzir o tamanho da bateria, embora isso tenha impacto na autonomia.