Este é o motor mais potente do mundo… com apenas um cilindro. Estamos a falar da mais recente adição à linha de motores da Ducati, o Superquadro Mono. Este motor é novo, e é um monocilíndrico de 659cc de curso curto.
Possui temporização desmodrómica e “é o motor de estrada monocilíndrico de maior desempenho alguma vez criado”, de acordo com a marca italiana.
Este bloco é derivado do Superquadro de 1.285 cc da 1299 Panigale. No entanto, o Superquadro Mono reúne o ADN de competição da Ducati num único cilindro. Tem um limitador que está definido a 10.250 rpm. Se procurar, não encontrará nenhum outro motor monocilíndrico capaz de atingir esta velocidade, com a potência mais elevada do seu segmento. Tem 77,5 cv às 9.750 rpm.
Esta potência sobe para 85 com o escape de competição e está disponível numa versão sem motor para os titulares de carta de condução A2. “Herda o carácter de corrida da Superquadro e o sistema desmodrómico que lhe permite acelerar mais rápido do que qualquer outra coisa e expressar-se em explosões de aceleração realmente emocionantes”, disse a Ducati.
Graças a estes números, consegue um desempenho impressionante. Também tem intervalos de manutenção muito interessantes. Tem uma mudança de óleo a cada 15.000 km e uma verificação da folga das válvulas a cada 30.000.
A marca explica que o nome Superquadro deriva da relação furo/curso que permite atingir velocidades de rotação elevadas e que o Mono deriva do motor da 1299 Panigale. Deste herda a parte térmica, com pontos em comum no pistão, o desenho da câmara de combustão e o sistema desmodrómico, com as grandes válvulas.
“O Superquadro Mono, revolucionário no campo dos motores monocilíndricos, está prestes a tornar-se o coração pulsante de uma nova Ducati: uma nova moto, uma combinação sem precedentes de diversão e desempenho, concebida para elevar o nível das suas emoções na pista e na estrada. A primeira Supermotard de estrada monocilíndrica da Ducati, nascida com um único objetivo: transmitir emoção, dominando a cena”, concluiu a marca.