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A alavanca da caixa de velocidades de um veículo automático é simples e não coloca demasiados problemas, mesmo para os condutores inexperientes.

A caixa tem quatro posições: neutro (N), parque (P), condução (D) e marcha-atrás (R). Na verdade, o funcionamento não podia ser mais fácil, mas os condutores podem estar a encurtar a vida da sua caixa de velocidades automática. A prática mais comum é estacionar de forma semelhante à de um automóvel manual: parar o veículo com o pedal do travão, colocá-la em ponto morto e acionar o travão de mão. Este hábito não podia ser mais prejudicial para os veículos com transmissão automática.

Os automóveis automáticos são estacionados exatamente da forma oposta à dos automóveis com caixa manual. Primeiro, o veículo tem de ser parado com o pedal do travão, nada de novo até agora. Uma vez o carro parado, o travão de mão deve ser premido para imobilizar o veículo e depois colocado na posição “P”.

Se selecionar a posição “P” a baixa velocidade, o automóvel trava com um pequeno rolo traseiro. Se colocar a posição “P! a alta velocidade, a caixa de velocidades automática pode partir-se completamente. Um pequeno erro ao colocar “P” quando o carro está em movimento pode custar alguns milhares de euros. O erro na imobilização de um carro com caixa de velocidades automática pode custar até 8.000 euros.

Quando é que se deve estacionar um automóvel automático na posição “P”?

Os automóveis manuais são concebidos para acionar o travão de mão no último momento, mas o mesmo não deve acontecer com os automóveis automáticos. O último passo para imobilizar um veículo automático é mover a alavanca de velocidades para a posição “P”, o que deve ser feito imediatamente após carregar no travão de mão.
A colocação do travão de mão antes de “P” impede que a caixa de velocidades suporte o peso do veículo, o que pode danificar gravemente as engrenagens após uma utilização contínua. Se parar o veículo e colocar a posição “P” antes do travão de mão, o veículo irá parar quando o pedal do travão for libertado, uma vez que é parado pela caixa de velocidades e não pelos travões.

Quando o veículo estiver estacionado, o condutor deve manter o pedal do travão pressionado até que o travão de mão seja acionado. Para prolongar ainda mais a vida útil da caixa de velocidades, é aconselhável colocar a alavanca no modo “N” após o travão de mão e, em seguida, imobilizá-la completamente com a posição “P” após um curso de cremalheira e pinhão.

Ricardo Carvalho

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