Revistacarros

Tata entra nos elétricos com versão EV do Punch

O Punch, o SUV mais pequeno e acessível da Tata na Índia, está agora disponível na forma totalmente eléctrica, juntando-se às versões a gasolina e a GNC.

O Tata Punch EV pode parecer uma versão restilizada do seu irmão com motor de combustão que se estreou em 2021, mas na verdade é baseado numa nova arquitetura dedicada a veículos elétricos trazendo uma série de avanços tecnológicos.
Visualmente, a versão elétrica apresenta uma face redesenhada que adota a mais recente linguagem de estilo do construtor. As caraterísticas incluem os LEDs a toda a largura, as entradas de ar verticais no para-choques, que alojam os faróis principais e o nariz sem grelha com uma porta de carregamento colocada à frente. O perfil e a traseira são praticamente idênticos aos do Punch ICE, com exceção das novas jantes de 16″ e da ausência de um tubo de escape. No interior, o painel de instrumentos digital inclui dois ecrãs de 10,25″, embora os modelos de especificações inferiores tenham dois ecrãs de 7 polegadas.

O Punch EV troca a ALFA (Agile Light Flexible Advanced Architecture) pela plataforma mais avançada “acti.ev”. A Tata não anunciou as especificações detalhadas do modelo, para além de dizer que estará disponível em versões normal e long range. No entanto, existem algumas informações sobre a arquitetura altamente modular e nativa dos veículos eléctricos que servirá de base a muitos outros modelos da marca no futuro.

A “acti.ev” é compatível com as configurações FWD, RWD e AWD, que podem ser combinadas com diferentes capacidades de bateria. Dependendo do modelo, estas permitirão uma autonomia entre 300-600 km, sendo compatíveis com carregamento rápido de até 150 kW e carregamento bidirecional. Além disso, a Plataforma de Chassis Digital Snapdragon da Qualcomm suporta atualizações OTA e conetividade 5G. Por último, mas não menos importante, a nova plataforma foi concebida com maior foco na segurança e, eventualmente, oferecerá ADAS de nível 2+ da Mobileye.
A Tata está a aceitar pré-encomendas do Punch EV na Índia, mas ainda não anunciou o preço.

Exit mobile version