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A Suzuki apresentou o Across que não é mais do que um RAV4 e é mais um modelo a sair da parceira entre as duas marca. As vendas vão ter início na Europa já no próximo outono.

Sobre este novo SUV, que, de resto, não esconde a (muita) inspiração no RAV4 da Toyota, é descrito pela Suzuki como a interpretação da robustez característica deste tipo de propostas, rematada por uma dianteira desportiva com grelha frontal aberta.

No qual vale ainda a pena destacar pormenores como é o caso dos faróis LED com um projetor bi-LED (combinam luzes de médios e máximos) e um LED DRL. No capítulo da tecnologia, a marca japonesa destaca a presença de sistemas de segurança como a pré-colisão (PCS), o sistema de manutenção de trajetória (LTA) e o controle de velocidade dinâmico (DRCC).

Sem esquecer o reconhecimento de sinais de trânsito, detetor de ângulo morto, alerta de tráfico posterior, sistema de chamadas de emergência e-Call e sistema de retenção de travão.

Ainda no interior do Across, encontramos uma bagageira com uma capacidade de 490 litros, onde não falta sequer uma tomada elétrica e uma tomada de corrente.

Em relação ao sistema propulsor Plug-In Hybrid, ou PHEV, a escolha é a mesma já conhecida do Toyota RAV4, sustentada num motor a gasolina de 2,5 litros, combinado com um motor elétrico em posição frontal. Solução que anuncia uma potência de 182 cv e um binário máximo de 270 Nm, com o motor elétrico a ir buscar energia a uma bateria de iões de lítio de de 18,1 kWh, disposta na parte de baixo do veículo.

Sobre o sistema de tracção integral eletrónica E-Four, a Suzuki explica que recorre a um motor traseiro independente de 40KW (54 cv), que trabalha em combinação com o sistema dianteiro, para variar a repartição do binário dianteiro/traseiro, num intervalo de 100/00 a 20/80. Gestão feita com recurso a um sistema AWD Integrated Management (AIM).

Ricardo Carvalho

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