A Suzuki Motor Corporation (Suzuki) e a Toyota Motor Corporation (Toyota) decidiram reforçar ainda mais a colaboração no fornecimento de um modelo SUV elétrico a bateria (BEV) desenvolvido pela Suzuki para a Toyota. Este novo modelo está programado para ser fabricado na Suzuki Motor Gujarat, na Índia, a partir da primavera de 2025.
As atividades da Suzuki e da Toyota têm as suas raízes em Enshu – a parte ocidental da província de Shizuoka no Japão – e ambas as empresas aceitaram o desafio de mudar as suas atividades de teares para automóveis. Desde que o Presidente da Suzuki (atual Conselheiro Sénior), Osamu Suzuki, e o Presidente da Toyota (atual Chairman), Akio Toyoda, começaram a explorar parcerias comerciais em 2016, ambas as empresas envolveram-se numa ampla colaboração, com o objetivo de proporcionar às pessoas liberdade de movimento e prazer de condução. Os domínios de colaboração são diversos e incluem a produção e o fornecimento mútuo de veículos, bem como a disseminação de veículos eletrificados. Como resultado, o lançamento no mercado de veículos em colaboração expandiu-se para o Japão, Índia, Europa, África e Médio Oriente.
Este novo desenvolvimento marca o primeiro BEV na relação OEM entre as duas empresas. Será lançado em todo o mundo, proporcionando uma escolha de BEV mesmo no mercado dos SUV, que está a apresentar um crescimento notável. Com esta nova adição, a Suzuki e a Toyota vão promover, ainda mais, as suas respetivas iniciativas para a realização de uma sociedade neutra em carbono.
O novo modelo foi concebido exclusivamente como um BEV. Um SUV ágil com as caraterísticas de condução de um BEV, apresenta uma ampla autonomia e um habitáculo confortável. Está também disponível com um sistema de tração às quatro rodas, que oferece uma condução excecional em estradas irregulares e um desempenho de condução mais potente.
A unidade BEV e a plataforma adotada para este modelo foram desenvolvidas em conjunto pela Suzuki, Toyota e Daihatsu Motor Corporation, utilizando os pontos fortes de cada empresa.