fbpx




Embora possa parecer uma miniatura do Suzuki Jimny, o pequeno SUV de que vamos falar hoje é o VinFast VF3 2025. É um modelo vietnamita que chama a atenção e pode ser comprado por um preço muito barato.

E sim, é elétrico, o que, sem dúvida, abriria as portas das grandes cidades europeias. De facto, em Portugal, o VinFast VF3 seria um dos elétricos baratos, o que se juntaria à sua facilidade de estacionamento, com um comprimento inferior a 3,2 metros.

Já à venda em vários países asiáticos, como o mercado local vietnamita e as Filipinas, o VF3 faz dos preços competitivos o seu principal argumento de venda. Afinal, em “casa”, o VF3 é vendido a partir de 240 milhões de dongs vietnamitas, o equivalente a cerca de 9.064 euros, na versão com mensalidade da bateria.

Em que consiste esta solução? É uma forma de os consumidores pagarem um preço mais baixo e incluírem as baterias num plano de subscrição mensal. Para quem preferir comprar a bateria, o preço ronda os 12.140 euros, o que não deixa de ser um valor muito interessante.

Apesar do seu design todo-o-terreno, o VF3 é um automóvel puramente urbano, um pequeno SUV de três portas com lugar para cinco pessoas e dimensões muito compactas, o que o torna ideal para a mobilidade urbana.

E para além do design robusto e do aspeto moderno, temos de falar do interior. Apesar de simples, é funcional e possui um ecrã tátil central para controlar as principais funções do veículo. A bagageira tem uma capacidade de 285 litros, que pode ser aumentada com o rebatimento dos bancos traseiros.

Em termos de desempenho, o VF3 atinge os 100 km/h, conta com um motor elétrico de 43 CV, alimentado por uma bateria de lítio-ferrofosfato (LFP) que proporciona uma autonomia de até 210 km, segundo o fabricante.

A bateria pode ser carregada de 10 a 70% em cerca de 36 minutos. Bons números para a condução em cidade, embora devam ser comparados com o ciclo europeu WLTP antes de tirar quaisquer conclusões.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade