Porsche 935 (Type 991)
Este ícone dos anos 70 e 80 ressuscitou sobre a base do 911 mais potente de todos os tempos. Um sonho tornado realidade apenas ao alcance de poucos, muito poucos, privilegiados.
No verão do ano passado, na sua mítica Rennsport Reunion (um evento exclusivo no circuito de Laguna Seca, nos EUA, onde a marca reúne a maioria dos seus melhores carros de competição), a Porsche mostrou um projeto absolutamente inesperado e que deixou todo o mundo em “estado de choque”. Com o 911 prestes a ser substituído pela geração atual, a marca de Zuffenhausen preparou uma surpresa que deixou os fãs boquiabertos, pois se há construtor que adora fazer surpresas, esse é a Porsche.
Não é difícil adivinhar a cara de espanto de todos os quantos assistiam em direto à concentração quando viram aparecer esta voluptuosa silhueta ressuscitada dos anos 70. Um fantasma do passado, reencarnado num corpo jovem e portentoso. O 935/78 foi e ainda é um dos grandes ícones de competição da marca germânica.
Um automóvel baseado no 930 Turbo, cuja carroçaria aerodinâmica lhe valeu o apelido de “Moby Dick”, mas dotado de um poderia mecânico que o transformou num dos modelos de melhor palmarés da sua época, somando mais de 150 vitórias em todo o mundo durante os anos em que se manteve no ativo (1976 a 1982).
Um GT2 RS de circuito
Em pleno século XXI, e ainda inserido nas celebrações dos seus 70 anos, a Porsche decidiu resgatar este mito e trazê-lo para o presente sobre a base do todo-poderoso 911 GT2 RS, o 911 de estrada mais potente da história.
O último GT2 RS é o rei da potência dentro da família 911. Com o 992 recentemente lançado, ainda será preciso esperar mais algum tempo para se ver a evolução desta mítica saga. Como o GT2 RS que ainda se vende é o 991, foi precisamente este que serviu para dar vida ao 935. Debaixo do capô, encontramos o lendário “flat six” da marca, na sua versão 3.8 sobrealimentada por dois turbos. Com 700 CV de potência, estamos perante o motor de série mais potente que a Porsche alguma vez montou num 911.
Tendo em conta que esta série exclusiva do 935 não poderá ser homologada para circular em estrada, nem sequer para participar em nenhuma competição (é um automóvel específico para rolar em circuito ou para ser conduzido em track days), não é de estranhar que os engenheiros possam ter feito algumas “mexidas” no motor. Todavia, aquilo que conhecemos são os números oficiais do modelo base.
Feito de CFRP
Por outro lado, grande parte da carroçaria foi substituída pela espetacular silhueta que podemos apreciar nas imagens (o 935 militava na categoria dos lendários Grupo 5) e que é produzida em polímero reforçado de fibra de carbono (ou CFRP). Mas há mais detalhes que nos remetem para o passado, como os farolins LED inspirados nos do 919 Hybrid, o último vencedor absoluto da marca em Le Mans, ou ainda os escapes de titânio que são baseados nos do 908 de 1968.
Lá dentro, deparamo-nos com um punho da alavanca da caixa de velocidades feito em madeira laminada, como nos carros de corrida tipo 917 e 909 Bergspyder ou ainda no superdesportivo Carrera GT. O volante em carbono e o ecrã a cores são uma herança do último 911 GT3 R. Pormenores clássicos combinados com tecnologia de ponta, como a caixa automática PDK de dupla embraiagem com sete velocidades ou o sistema PSM (Porsche Stability Management), que inclui controlos de tração, estabilidade e ABS configuráveis até poderem ser desligados na totalidade. A Porsche já começou a entregar os novos Moby Dick aos 77 clientes privilegiados que pagaram um milhão de euros para garantirem a sua unidade.
Texto: José Armando Gómez
PORSCHE 935 (TYPE 991, GEN 2)
FICHA TÉCNICA
TIPO DE MOTOR | Seis cilindros boxer com dois turbos |
CILINDRADA | 3.800 cm3 |
POTÊNCIA | 700 CV |
BINÁRIO MÁXIMO | N.D. |
V. MÁXIMA | N.D. |
ACELERAÇÃO | N.D. |
DIMENSÕES (C/L/A) | 4.865 / 2.034 / 1.359 mm |
PNEUS | 290/65 R18 (fre.) / 310/71 R18 (tras.) |
PESO | 1.380 kg |
PREÇO | 701.948 € (antes de impostos) |
LANÇAMENTO | 2019 |