Alguns proprietários de veículos elétricos poderão ter uma surpresa desagradável quando chegarem para carregar o seu Tesla e encontrarem a estação pretendida reduzida a um destroço carbonizado.
Esta é a infeliz situação na estação Tesla Supercharger em Littleton, Massachusetts, onde pelo menos sete postos de carregamento foram incendiados durante a noite. As autoridades estão agora a investigar o incidente como um ato de fogo posto.
“O chefe Matthew Pinard informa que o Departamento de Polícia de Littleton respondeu e está a investigar incêndios numa estação de carregamento da Tesla no The Point Shopping Center que se acredita serem de natureza suspeita”, disseram as autoridades locais à ABC News. “Os agentes que responderam observaram que várias estações de carregamento da Tesla estavam envoltas em chamas e fumo pesado e escuro.”
As autoridades deixaram claro que suspeitam de incêndio criminoso. “A Polícia e os Bombeiros de Littleton, juntamente com a Unidade de Investigação de Incêndios e Explosões da Polícia do Estado de Massachusetts do Gabinete do Marechal de Incêndios do Estado, estão a investigar e determinaram que o incêndio foi provavelmente provocado intencionalmente”, confirmaram. Este é um pormenor importante, especialmente porque a Tesla forneceu um contexto adicional que se alinha com essa conclusão.
Embora possam ocorrer incêndios em veículos elétricos ou estações de carregamento, são extremamente raros e resultam normalmente de um evento térmico causado por uma ligação defeituosa entre o veículo e o carregador. Neste caso, no entanto, a Tesla confirmou que nenhum carro estava ligado à corrente na altura. De forma impressionante, a empresa afirma que a estação estará novamente totalmente operacional em menos de 48 horas.
Curiosamente, a Tesla parece ter uma reação rápida quando acontecem coisas como esta. Quando vândalos atacaram carregadores há cerca de uma semana, a equipa disse que iria resolver o problema no prazo de um dia e apresentar queixa. Talvez faça o mesmo se a polícia encontrar um suspeito para os incêndios em Massachusetts.
Infelizmente, este é o terceiro ataque numa só semana. No Colorado, a polícia apanhou um suspeito com explosivos e dispositivos incendiários perto de um concessionário da Tesla- embora, felizmente, não tenha havido incêndios.
Em França, no entanto, as coisas tomaram um rumo mais sombrio. A polícia acredita que alguém incendiou pelo menos uma dúzia de carros num centro de assistência durante a noite de domingo, incluindo veículos de clientes que estavam lá para reparação.