A Mercedes vai estar extremamente ocupada nos próximos dois anos. A marca de luxo alemã pretende lançar 17 modelo elétricos e mais 19 com motores de combustão.
O portfólio será revisto com novos produtos, que vão desde um CLA totalmente novo a um facelift do Classe S. As novas adições incluirão os sedans elétricos Classe C e Classe E e um Classe G mais pequeno. A divisão AMG também se está a manter ocupada com um par de veículos elétricos feitos à medida.
A divisão de desempenho sediada em Affalterbach poderá ter mais a caminho. Para além do sedan elétrico e do SUV já apresentados, poderá estar planeado um veículo muito mais excitante. A Autocar relata que um supercarro concetual será revelado em meados de 2025. Prevê-se que o veículo elétrico quente utilize motores elétricos de fluxo axial, que também alimentarão o sedan AMG dedicado e a dupla de SUV que acabámos de mencionar. O primeiro será um sucessor indireto do GT 4-Door Coupe quando estiver à venda em 2026, com o segundo a seguir-se em breve.
Os motores foram desenvolvidos pela Yasa, propriedade da Mercedes, que também fornece o seu hardware aos Lamborghini Temerario e Revuelto. O Jaguar C-X75 utilizou uma configuração de quatro motores da Yasa e, mais recentemente, o mesmo aconteceu com o conceito Vision One-Eleven. Diz-se que o novo veículo elétrico vai seguir o conceito 2023, que prestou homenagem à série C111 de protótipos experimentais da década de 1970, alguns dos quais com motores rotativos.
Mas o conceito de supercarro não se destina a percorrer longas distâncias com um único carregamento. Esse papel coube ao Vision EQXX, também conhecido como “o Mercedes-Benz mais eficiente de sempre”. Diz-se que o hot EV sem nome tem tudo a ver com desempenho, possivelmente agarrando a coroa do AMG mais rápido de sempre. Teria de destronar o GT 63 S E Performance, que demora 2,8 segundos a atingir os 100 km/h, um décimo de segundo mais rápido do que o poderoso AMG One.
A máquina com motor F1 aparece numa apresentação de diapositivos ao lado de um futuro porta-estandarte da AMG escondido sob uma cobertura de carro. A imagem acima foi publicada há dias num documento oficial intitulado “Mercedes-Benz Group Roadshow FY2024”. O misterioso veículo representa “o próximo capítulo” de uma linhagem que inclui ícones como o CLK GTR e os modelos Black Series.
Embora o relatório fale estritamente de um conceito, a Mercedes-AMG pode já estar a sugerir uma versão de produção: “A próxima lenda já está a ser criada”. Se um conceito for apresentado nos próximos meses, é pouco provável que um modelo de estrada chegue pouco tempo depois. A lógica diz-nos que não o veremos antes de 2027, na melhor das hipóteses.