fbpx




Após a chegada do Duster (4,34 metros de comprimento), muitos aguardam também com expetativa o Bigster, o “irmão mais velho”, que deverá chegar em 2025. Mas será que vai haver um SUV urbano da Dacia na gama dos 4 metros?

Faria certamente todo o sentido, pois trata-se de um tipo de veículo muito procurado, nomeadamente na Europa. De facto, a Stellantis reforçou as suas marcas com modelos deste tipo: Jeep Avenger, Opel Frontera e Mokka, Fiat 600, Peugeot 2008….
De todos eles, o modelo romeno destacar-se-ia, naturalmente, pelo seu preço mais baixo, o que poderia revolucionar o mercado.

De momento, é um projeto que não parece estar em curso, mas vamos dar-lhe algum tempo. Afinal, utilizaria a plataforma CMF-B do Duster e do Sandero para criar um veículo com a mais recente linguagem de design da marca. Isto significa que seria um Duster mais pequeno, com um aspeto robusto, de estilo campestre.

E os motores? Muito simplesmente: herdaria os do próprio Sandero, ou seja, o bloco 1.0 ECO-G bicombustível de 100 CV e o TCe a gasolina de 90 CV para manter os custos baixos. Até porque a inclusão do grupo motopropulsor híbrido de 140 CV já significaria um preço ligeiramente superior para o cliente.

Brincadeiras à parte, pensamos que um pequeno SUV da marca romena seria mais uma boa opção. Se o Duster tem um preço inicial de 19.290 euros, o seu “irmão” mais pequeno poderia estar à venda a partir de 16.000 euros.
Seria certamente um golpe de mestre para a Dacia e visaria diretamente o Citroën C3 Aircross, o grande rival deste SUV.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade