Revistacarros

Submarino de 350 toneladas foi transportado por um MAN TGX pela Alemanha

Não é todos os dias que um submarino U17 tem de ser transferido para um novo museu. Este gigante de aço de 350 toneladas, com quase 50 metros de comprimento, foi transportado recentemente “às cavalitas” de um MAN TGX 41.680 8×6.

Os especialistas alemães em transportes especiais , Kübler Schwertransporte, foram os responsáveis por esta deslocação espetacular. A sua carga: um submarino U 17, desativado em 2010, com quase 50 metros de comprimento, 6 metros de largura, até 12 metros de altura e 350 toneladas de peso. Isto para além das 150 toneladas que pesam a gôndola de piso baixo e os 30 eixos. Tudo isto foi puxado por um colossal trator MAN TGX 41.680 8×6.

A viagem não foi fácil. Primeiro saiu do Technikmuseum Speyer em direção ao Reno. Aí seria conduzido num pontão fluvial até Mannheim, no Reno, e depois ao longo do Neckar até Haßmersheim. Aí terminou a sua viagem por estrada até ao seu destino final em Sinsheim, o Technik Museum Sinsheim, no sudoeste da Alemanha. É de salientar que a distância entre Speyer e Sinsheim é de meia hora de carro. Mas o submarino demorou 29 dias.
Após 2 anos de preparação, grandes esforços e um elevado nível de participação. Foi utilizado um dispositivo de viragem especial para inclinar o submarino em 73° e para o virar na vertical em locais estreitos. Para ultrapassar obstáculos, principalmente atravessar passagens de nível e passar por baixo de várias pontes, com apenas alguns centímetros de espaço livre. No total, o submarino foi virado 14 vezes durante toda a viagem .

Foi necessário muito trabalho para esta deslocação. Obtenção de licenças, controlo estático das pontes, encerramento do Neckar, encerramento de duas linhas ferroviárias e elevação de catenárias, encerramento da autoestrada A6 por duas vezes, encerramento de estradas rurais durante dias, corte e desmantelamento de linhas eléctricas e telefónicas, corte de árvores no perfil da estrada, reparação de curvas acentuadas, etc. Ilhas com placas de distribuição de carga, desmantelamento de muitos sinais de trânsito e barreiras de segurança.

Para o camionista Frieder Saam, ao volante do MAN TGX 41.680 8×6 e a conduzir a U17 para Sinsheim. “Há muitos anos que conduzo camiões”, diz ele. E é sempre algo especial, porque não há dois trabalhos iguais. Também me sinto orgulhoso por poder conduzir transportes tão grandes. Os preparativos começam muito antes de a carga partir pela primeira vez: são exploradas possíveis rotas, são feitos acordos com as autoridades e a polícia. Cada viagem é feita à medida. No caso do transporte dos Sub-17, o planeamento começou há anos. Uma equipa de 2-3 pessoas, incluindo o motorista Samm, desde o início. É de salientar que foram utilizados até quatro tratores para as descidas mais íngremes.

 

Exit mobile version