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Até 2026, a Stellantis prepara-se para lançar uma frota de demonstração equipada com baterias de estado sólido desenvolvidas pela empresa americana Fatorial. Estas baterias prometem transformar o mercado dos veículos elétricos (VE).

Ao contrário das baterias de iões de lítio convencionais, que utilizam um eletrólito líquido inflamável, as baterias de estado sólido baseiam-se num separador sólido de cerâmica, vidro ou polímero. Isto confere-lhes uma série de vantagens: maior segurança ao eliminar o risco de incêndio, tempos de recarga mais curtos, maior densidade energética e, por conseguinte, maior autonomia. Em suma, permitem obter veículos mais leves, mais seguros e menos dispendiosos. No entanto, o seu desenvolvimento em grande escala está a revelar-se mais complexo do que o previsto, o que torna ainda mais difícil a sua comercialização imediata.

A parceria entre a Stellantis e a Fatorial, iniciada em 2021 com um investimento de 75 milhões de dólares da Stellantis, tem como objetivo ultrapassar estes desafios técnicos. Testar estas novas baterias em condições reais marca uma etapa fundamental para a sua eventual comercialização em grande escala. Estes testes permitirão validar o desempenho das baterias de estado sólido em situações de condução quotidiana, uma etapa essencial antes da sua integração em massa no parque automóvel.

O novo Dodge Charger Daytona constituirá a frota de demonstração. Este modelo baseia-se na plataforma STLA Large da Stellantis. Esta plataforma multi-energia, dedicada aos grandes SUV e aos veículos elétricos, está perfeitamente adaptada à introdução desta nova tecnologia. A STLA Large foi concebida para suportar a produção de dois milhões de veículos em todo o mundo, incluindo modelos da Jeep, Chrysler, Alfa Romeo e Maserati.

A integração de baterias de estado sólido nestes modelos melhoraria consideravelmente o desempenho dos veículos elétricos da Stellantis, oferecendo-lhes uma maior autonomia, tempos de recarga reduzidos e maior fiabilidade. Como salienta Ned Curic, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis, esta inovação poderia enriquecer profundamente a gama elétrica do grupo, nomeadamente nos segmentos de alto desempenho.

Embora nenhuma empresa automóvel tenha ainda comercializado veículos equipados com baterias de estado sólido, esta parceria entre a Stellantis e a Fatorial representa um passo significativo nesta direção. A Fatorial prevê iniciar a produção em massa das suas células de bateria até 2029, enquanto os testes de estrada previstos nos Estados Unidos fornecerão informações cruciais para o aperfeiçoamento da tecnologia.
Com este projeto, a Stellantis posiciona-se como líder no domínio dos veículos elétricos de bateria sólida, mas terá de enfrentar a forte concorrência de empresas como a Nissan, a Toyota e a Volkswagen.

 

Ricardo Carvalho

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