A Stellantis anunciou a renovação completa da gama de furgões das suas marcas Citroën, FIAT Professional, Opel e Peugeot. Uma abrangente atualização que se estende a todos os segmentos – compacto, médio e grande – onde as quatro marcas colocam um total de doze modelos.
Desta forma, os novos Citroën Berlingo, Jumpy e Jumper, os novos Fiat Doblò, Scudo e Ducato, os novos Opel Combo, Vivaro e Movano e ainda os novos Peugeot Partner, Expert e Boxer passam a contar com uma gama completa de avançadas tecnologias de propulsão eletrificada, segurança, ajudas à condução e conectividade.
“Esta segunda geração de furgões com emissões zero, em linha com as expectativas dos clientes e oferecendo maior autonomia BEV, além de uma proposta adicional com células de combustível, 18 ADAS, conectividade total e inovações como a ‘tomada de força eléctrica’, reforçará, ainda mais, a nossa atual liderança entre os furgões BEV e em todos os segmentos de furgões”, afirmou Xavier Peugeot, Senior Vice President, Stellantis Commercial Vehicles Business Unit.
A segunda geração de propulsão 100% elétrica proporciona aos novos furgões compactos uma autonomia máxima de 330 quilómetros. Já no segmento médio, os conjuntos de baterias oferecem 50 ou 75 kWh de energia e até 350 quilómetros de autonomia. Por último, no segmento dos grandes furgões, uma bateria de 110 kWh proporciona uma autonomia EV máxima de 420 km. Além disso, através de carregamento rápido a 150 kW, é possível elevar a carga da bateria dos grandes furgões de 0 a 80% em menos de uma hora.
No que diz respeito à tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio, a Stellantis irá introduzir em meados de 2024 uma segunda geração deste tipo de propulsão nos furgões médios com autonomia até 400 quilómetros. A tecnologia estender-se-á aos grandes furgões ainda em 2024 e proporcionará uma autonomia de 500 km.
Novidade são também o sistema de travagem regenerativa, ativado através de patilhas no volante, o qual tem em conta o peso do veículo e o perfil da estrada para maximizar a recuperação de energia, bem como uma bomba de calor nos furgões compactos para otimizar a utilização de energia em condições de frio e de inverno, favorecendo a autonomia.