A Stellantis anunciou o investimento na Tiamat, uma empresa sediada em França que desenvolve e comercializa a tecnologia de baterias de iões de sódio.
O investimento foi feito através do fundo de capital de risco da empresa, a Stellantis Ventures, e tem como objetivo promover uma mobilidade sustentável com base numa cada vez mais abrangente gama de químicas de baterias.
A tecnologia de iões de sódio proporciona um custo mais baixo por quilowatt-hora e prescinde de lítio e cobalto na sua composição. O sódio, por outro lado, é abundante e igualmente vantajoso em termos de sustentabilidade e autonomia na obtenção da matéria-prima.
“Explorar novas opções para baterias mais sustentáveis e económicas que utilizem matérias-primas amplamente disponíveis é uma parte fundamental das nossas ambições do plano estratégico ‘Dare Forward 2030’, que nos levará a atingir a neutralidade carbónica até 2038”, afirmou Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis.
A química de baterias de iões de sódio abre assim novas possibilidades em termos de armazenamento de energia de forma mais rentável em comparação com a tecnologia de baterias de iões de lítio, a configuração atualmente mais utilizada.
“Os nossos clientes estão a exigir veículos sem emissões que combinem uma boa autonomia, desempenho e acessibilidade. Esta é a estrela que nos guia, uma vez que a Stellantis e os seus parceiros trabalham hoje para desenvolver tecnologias inovadoras para o futuro”, conclui Ned Curic.