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A Stellantis adapta-se aos desafios da transição energética com a plataforma STLA Frame, que permitirá a produção de veículos a gasolina, híbridos e elétricos, oferecendo uma flexibilidade essencial num contexto de incerteza marcado pelo regresso de Donald Trump à presidência americana.

O sistema, concebido para pick-up e SUV, inclui componentes elétricos e mecânicos modulares que podem ser utilizados como base para uma variedade de modelos. Carlos Tavares, CEO da Stellantis, reafirmou o compromisso do construtor, apesar da procura de veículos elétricos (VE) ser mais lenta do que o previsto. Enquanto alguns fabricantes, como a GM, estão a concentrar-se em modelos totalmente elétricos, a Stellantis está atualmente a centrar-se nos híbridos plug-in nos EUA, tendo como objetivo vendas 100% elétricas na Europa e 50% nos EUA até 2030.

A incerteza em torno da procura de EV pode ser exacerbada se Trump acabar com os incentivos fiscais, incluindo o crédito fiscal de 7500 dólares, do qual alguns modelos híbridos Stellantis, como o Jeep Grand Cherokee, beneficiam parcialmente. A plataforma STLA Frame oferecerá um alcance de até 800 km em modo totalmente elétrico e até 1100 km para variantes com extensor de autonomia, uma capacidade de reboque de 6.350 kg, uma carga útil de até 1.225 kg e apoiará tecnologias como hidrogénio ou veículos de condução autónoma alargada. A potência será de até 250 kW/340 CV, com 1 ou 2 motores e configurações de tração às 2 ou 4 rodas.

O carregamento tirará partido da arquitetura de 800 V, permitindo um carregamento rápido até 350 kW (até 175 kW para os híbridos plug-in de série, com base numa arquitetura de 400 V). Isto permitir-lhe-á carregar 160 km em apenas 10 minutos. A capacidade dos conjuntos de baterias varia entre 159 e mais de 200 kWh. Naturalmente, as funções V2L, V2G e V2H também estarão disponíveis.
A Ram e a Jeep serão as primeiras a utilizar esta baee, concebida para responder às diferentes necessidades dos clientes, apoiando simultaneamente os objetivos de sustentabilidade da Stellantis. Mas os substitutos das pick-up e dos SUV atualmente vendidos na Europa também deverão beneficiar desta nova plataforma multi-energia.

Ricardo Carvalho

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