Embora o construtor chinês Leapmotor já venda os seus modelos T03 e C10 em França, poderá em breve fabricá-los aqui perto, do outro lado da fronteira.
A Leapmotor e o seu parceiro Stellantis anunciaram um investimento de 200 milhões de dólares numa fábrica em Espanha. De acordo com uma fonte próxima do assunto, esta fábrica poderia ser dedicada à produção do SUV elétrico B10 para o mercado europeu a partir de 2026.
A Espanha terá sido escolhida após um longo processo de seleção que envolveu outros locais na Alemanha e na Eslováquia. A embaixada chinesa em Espanha confirmou o investimento previsto numa fábrica em Saragoça, no nordeste do país. No entanto, não especificou qual o modelo que será aí montado. Os dois parceiros procuram adquirir componentes locais para beneficiarem das subvenções públicas mais vantajosas.
A Stellantis e a Leapmotor ainda não tomaram uma decisão definitiva, mas prevêem lançar a produção em série do B10 no primeiro trimestre de 2026. Inicialmente, o modelo deveria ter sido fabricado na Polónia. Mas esta opção foi abandonada depois de o governo chinês ter pedido aos construtores que limitassem os seus investimentos nos países europeus, apoiando os impostos adicionais sobre os veículos elétricos chineses.
Outros locais, incluindo a fábrica de Eisenach na Alemanha e a fábrica de Trnava na Eslováquia, também foram considerados. No entanto, a Espanha tem grandes vantagens: custos de mão de obra competitivos e subsídios governamentais atractivos para as energias limpas. Estes incentivos já atraíram fabricantes de baterias como a CATL e a AESC, apoiada pelo Envision Group.
Por detrás desta estratégia está o grupo Stellantis, que pretende oferecer veículos elétricos tecnologicamente avançados e acessíveis no mercado europeu, ao mesmo tempo que consolida a sua parceria com o Leapmotor. Recorde-se que a gama Leapmotor na Europa é atualmente composta por modelos exclusivamente elétricos, nomeadamente o pequeno citadino T03 e o grande SUV C10. Embora o primeiro ainda não tenha recebido o bónus previsto, uma versão do C10 elétrico com extensor de autonomia prepara-se também para chegar ao mercado, contornando os direitos aduaneiros dos veículos eléctricos chineses.
Quanto ao B10, irmão mais novo do C10, foi apresentado no Salão Automóvel de Paris, em outubro de 2024, como um rival óbvio do Renault Scenic E-Tech e do Ford Explorer. Com uma produção potencial em Espanha, poderá ser o primeiro veículo Leapmotor a beneficiar do bónus ecológico!