A Stellantis afirma que todos os seus motores a gasóleo estão prontos para serem utilizados com HVO, ou óleo vegetal tratado com hidrogénio.
O HVO100 é um tipo de gasóleo renovável produzido através da refinação de óleo vegetal ou de gorduras animais com gás hidrogénio (um processo também conhecido como hidrotratamento). O resultado é um verdadeiro substituto do gasóleo que reduz as emissões de partículas em 30%, emite menos 9% de NOX para a atmosfera e reduz o CO2 em 90% (e mesmo 100% se calcularmos do depósito à roda). Tudo isto, evidentemente, em comparação com o gasóleo fóssil. Dado que a sua composição química é bastante semelhante à do gasóleo que utilizamos atualmente, é possível abastecer qualquer motor diesel com este HVO100 sem qualquer problema.
Então, porque é que não estamos a utilizar o HVO100 em grande escala? Porque não restaria uma única árvore. Atualmente, não existem resíduos animais ou vegetais suficientes para garantir um abastecimento de HVO capaz de cobrir as necessidades mundiais. E depois começar a abater florestas em massa para dar lugar a terras agrícolas…
Para que fique claro, “biodiesel” – colocaremos o HVO100 nesta categoria por conveniência, apesar de ser produzido através de um processo completamente diferente do biodiesel que já conhecemos – não é a mesma coisa que combustível sintético. Neste último caso, a gasolina ou o gasóleo são sintéticos. Por outras palavras, são compostos químicos fabricados em laboratório, sem qualquer matéria orgânica.
Este é um combustível no qual a Porsche, em particular, é grande adepta. Embora ainda esteja a dar os primeiros passos (ou seja, ainda não está disponível em grandes quantidades).