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Para tornar os automóveis elétricos mais acessíveis e menos dispendiosos de produzir, a Stellantis e Zeta Energy vão desenvolver baterias de lítio-enxofre.

A Stellantis e a Zeta Energy estão a unir forças para desenvolver baterias revolucionárias de lítio-enxofre para veículos eléctricos (VE). Estas baterias, mais leves do que as baterias atuais, oferecem uma densidade de energia comparável à das baterias de iões de lítio, prometendo um aumento da autonomia, uma melhor manobrabilidade e tempos de recarga reduzidos até 50%.

Esta tecnologia, cuja produção é menos dispendiosa, poderá reduzir para metade o preço das baterias atuais, ao mesmo tempo que reduz as emissões de CO2 graças à utilização de materiais reciclados, como o metano e o enxofre não refinado.

Esta inovação inscreve-se na estratégia da Stellantis de atingir a neutralidade carbónica até 2038 e de lançar mais de 75 modelos elétricos até 2030. As baterias de lítio-enxofre serão compatíveis com as infra-estruturas de produção existentes e basear-se-ão em cadeias de abastecimento locais, reduzindo os riscos associados a matérias-primas críticas como o cobalto e o níquel.

Com esta colaboração, a Stellantis confirma a sua ambição de oferecer soluções elecrificadas de ponta em resposta aos desafios ambientais e às expectativas dos consumidores.

Ricardo Carvalho

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