Revistacarros

SsangYong Actyon, o primeiro SUV coupé do mundo, está de regresso ao mercado

O SsangYong Actyon, considerado por muitos como o primeiro veículo de produção a combinar características de SUV e de coupé numa única carroçaria, parece estar prestes a regressar ao mercado.

Este facto é evidenciado por documentos internos recentemente divulgados, que confirmam que está em curso o desenvolvimento de uma geração completamente nova. O projeto está bastante avançado, com protótipos já montados e que deverão ser finalizados em breve.
Lançado originalmente em 2005 e descontinuado por volta de 2017, o Actyon será ressuscitado com a mesma fórmula estética que foi tão popular no lançamento. Por outras palavras, optará por linhas arrojadas, cheias de personalidade e não convencionais. Os lançamentos mais recentes da SsangYong, como o SUV Torres, dão uma ideia do que está para vir.

Na traseira, a queda do tejadilho, caraterística do Actyon, continuará a ser o fator original. Desta vez, porém, a SsangYong promete refinar a fórmula e empregar linhas mais harmonizadas.
Por outras palavras, o ângulo do tejadilho será mais suave e o encaixe com os condutores será esteticamente mais agradável. Um protótipo que vazou recentemente, ainda camuflado, revela a maioria dessas novidades.
Na vista lateral, o destaque vai para os puxadores das portas traseiras integrados diretamente no pilar C (ao estilo do Honda HR-V, por exemplo). Em termos mecânicos, tudo indica que a marca irá optar por um motor turbo a gasolina de 1,5 litros com uma potência de 170 CV. As versões híbridas serão oferecidas numa data posterior.

Quando foi lançado em 2005, o Actyon foi um criador de tendências como o primeiro SUV coupé do mundo. Este estilo de carroçaria, atualmente na moda, nunca tinha sido explorado comercialmente num modelo de produção.
Só mais tarde, em 2008, é que a BMW anunciou a primeira geração do X6 e juntou-se à categoria. Posteriormente, Mercedes-Benz, Audi, Peugeot, Renault, Volkswagen, Skoda e Fiat também apresentaram seus modelos.

Em termos conceptuais, a proposta surgiu muito antes da SsangYong. Em 2001, no Salão Automóvel de Detroit, a BMW mostrou pela primeira vez ao mundo um veículo deste género, sob a forma do BMW X-Coupé Concept, concebido por Chris Bangle.

Exit mobile version