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A Smart continua a mudar o seu estilo enquanto marca automóvel e, depois de ter optado por automóveis de maiores dimensões e SUV, prepara agora a estreia de uma berlina, o seu primeiro sedan, para este ano.

E com uma surpreendente gama que já inclui até três SUV diferentes, o #1, o #3 e o #5, o mais pequeno dos quais chega a ser maior do que um Volkswagen T-Roc, para se ter uma ideia, novas informações sugerem hoje que a marca não vai ficar por aqui e que já está a preparar o lançamento de uma nova bomba comercial: a sua primeira berlina.

De acordo com os meios de comunicação britânicos e alemães, a Smart vai apresentar um novo sedan já este ano, em 2025, que poderá adotar a designação #6 para se posicionar como o novo flagship da empresa e apontar nada mais nada menos do que o Tesla Model 3 como principal rival. Mais uma. O carro elétrico mais popular e mais vendido do mundo continua a ter novos rivais quase todas as semanas.

De momento, e numa primeira fase, especula-se que esta nova berlina chegará em formato 100% elétrico, embora não esteja excluída a possibilidade de, mais tarde, vir a integrar também uma variante híbrida plug-in PHEV, em linha com a renovada estratégia de produto já anunciada pela Smart. Como é habitual nos novos produtos da empresa, a Mercedes-Benz já foi responsável pelo design do novo modelo, deixando toda a investigação e desenvolvimento nas mãos do grupo chinês Geely, já associado à Daimler para a promoção do Smart em todo o mundo.

Com base nestes pressupostos, a nova berlina Smart seria desenvolvida sobre a plataforma PMA2+, derivada da Sustainable Experience Architecture (SEA) da Geely e utilizada pelo modelo Zeekr 007. Esta opção conduziria a variantes de motor elétrico simples e duplo no grupo propulsor, que poderiam acomodar baterias com capacidades de 75 e 100 kWh. Uma versão Brabus poderia mesmo produzir até 645 cv, tornando-o no Smart mais potente alguma vez produzido em série.

Com uma carroçaria que promete ser altamente aerodinâmica, mas da qual ainda não há fugas nem imagens oficiais, estas primeiras informações sugerem que a autonomia deverá ultrapassar os 800 quilómetros, de acordo com o ciclo de homologação chinês CLTC, sempre mais otimista do que o europeu WLTP. O Zeekr 007, por exemplo, já tem uma autonomia de até 870 quilómetros de acordo com esta mesma norma.

Embora o novo Smart #6 deva ser apresentado durante o ano de 2025, o objetivo comercial da marca é lançá-lo no mercado já em 2026, como a nova pedra angular de uma estratégia já anunciada pela marca de lançar até 10 novos automóveis nos próximos anos, expandindo definitivamente a sua presença em mais mercados da América do Sul, África e Europa. De referir que, em 2024, a maioria dos 130.000 veículos vendidos por este construtor foram registados na China.

Ricardo Carvalho

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