A Smart já foi associada exclusivamente a pequenos veículos urbanos, mas os tempos mudaram, levando a uma expansão do portefólio de produtos da marca.
O Concept #5, que foi revelado no Salão Automóvel de Pequim de 2024, é uma antevisão do maior, mais espaçoso e mais robusto modelo da marca.
Este SUV totalmente elétrico deverá entrar em produção no segundo semestre do ano, posicionado acima dos crossovers Smart #1 e #3. Embora a Smart o descreva como um ‘SUV premium de tamanho médio’, sem fornecer dimensões específicas, o #5 terá um tamanho algures entre os SUVs compactos Audi Q3 e Mercedes-Benz GLB.
Adota uma postura mais robusta e vertical, afastando-se da linguagem de design mais suave encontrada nos seus companheiros de gama #1 e #3. As proporções assemelham-se às do Mercedes-Benz GLB/EQB, o que não é uma coincidência, uma vez que os produtos Smart são concebidos pelo estúdio de design da Mercedes.
No entanto, ao contrário do SUV alemão, espera-se que o Smart #5 seja construído na plataforma SEA da Geely, provavelmente com motores elétricos duplos para a anunciada capacidade AWD.
O concept está equipado com pneus todo-o-terreno, placas antiderrapantes, cordas montadas no capô e uma sofisticada barra de tejadilho com LEDs integrados, reforçando o design “inspirado no exterior”. Embora se espere que estas características sejam atenuadas na versão de produção, outros elementos, como a generosa distância ao solo, os visores montados nos guarda-lamas para a suspensão e o degrau traseiro rebatível para acesso ao tejadilho, poderão ser introduzidos no modelo de produção, possivelmente numa versão de gama alta.
A Smart confirmou que o #5 oferecerá uma autonomia WLTP de mais de 549 km, graças a uma bateria com capacidade superior a 100 kWh. O SUV compacto utilizará uma arquitetura de 800 Volt em vez da tecnologia de 400 Volt encontrada nos modelos mais pequenos #1 e #3. Como resultado, será capaz de carregar de 10-80% em apenas 15 minutos quando ligado à ficha correta, reduzindo efetivamente para metade os tempos de espera.