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Já conhecemos o novo smart #5, o maior automóvel da marca, propriedade da Mercedes-Benz e do grupo chinês Geely, que se junta aos seus ‘irmãos’ #1 e #3. Trata-se de um SUV com formas retilíneas, um interior tecnológico muito diferente e muito espaço interior.

Com 4,71 metros de comprimento, promete um espaço sem precedentes, mesmo para os ocupantes traseiros e para as bagagens. O novo smart #5 tem uma distância entre eixos generosa de 2,90 metros, o que significa que os balanços dianteiro e traseiro são muito curtos. As formas quadradas são combinadas com faróis alinhados horizontalmente. As portas são sem moldura e o tejadilho é de vidro.

Para além do logótipo smart no pilar D, os retrovisores bicolores, disponíveis consoante o nível de equipamento selecionado, são também comuns aos seus irmãos. Por fim, as jantes de liga leve são altamente aerodinâmicas e estão equipadas com pneus de dimensões generosas. No tejadilho, existem práticas barras de tejadilho que também foram concebidas para acomodar alguns novos acessórios que serão discutidos mais tarde.

O interior do novo smart #5 também é completamente novo em relação ao #1 e ao #3. Entre as novidades mais importantes contam-se os novos bancos “gravidade zero”: reclináveis até 121°, estofados em pele e equipados com airbags de cortina em V e de almofada, bem como cintos de segurança integrados no encosto.
Na traseira, existem novos bancos em pele, aquecidos e reguláveis eletricamente, para além de palas de sol elétricas e luzes de leitura LED aeronáuticas. Estes bancos podem ser configurados individualmente, se desejado.

E por falar em luzes, um novo sistema de iluminação ambiente de 256 cores também faz a sua estreia no habitáculo. Pode ser controlado através do sistema de entretenimento, também ele com um novo design, que pode ser opcionalmente combinado com o sistema de som Sennheiser Signature com 20 altifalantes e um altifalante portátil.
Dado o seu tamanho e a sua forma quadrada, como se pode imaginar, não falta espaço a bordo do novo #5. De facto, este modelo dispõe de 34 compartimentos de arrumação, uma bagageira dianteira de 72 litros e uma bagageira traseira com capacidade até 1.530 litros.

No coração do habitáculo está agora um moderno sistema multimédia com um head-up display de realidade aumentada de 25,6 polegadas, um painel de instrumentos a cores LCD Ultra HD de 10,3 polegadas e dois ecrãs Amoled 2,5K de 13 polegadas.
Para garantir tempos de resposta rápidos, toda a parte digital foi desenvolvida em torno do avançado chip AMD V2000, um processador que provou, segundo a empresa, ser particularmente adequado para lidar com a interface de utilizador do smart OS.

Passando à mecânica, o novo smart #5 assenta numa nova arquitetura de 800 volts, que pode albergar baterias com uma capacidade de até 100 kWh, recarregáveis em modo ultrarrápido. A autonomia, de acordo com o ciclo de homologação chinês CLTC, ultrapassa os 740 km, mas para mais informações sobre o ciclo WLTP e outras especificações técnicas teremos de esperar um pouco mais.
O que já é certo é que o modelo vem de série com vários modos de condução, tanto em estrada como fora de estrada, incluindo Adaptive, Sand, Snow, Mud e Rock, sugerindo a possibilidade de tração às quatro rodas gerada por dois motores elétricos.

Ricardo Carvalho

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