Já é oficial a entrada do novo Smart #1 no mercado nacional, com a apresentação das duas versões que vão poder ser pré-encomendadas a partir de setembro, com entrega das primeiras unidades em março de 2023.
Comparando com os citadinos que ainda fazem parte do portefólio da marca, o Smart #1 não poderia ser mais diferente, a começar logo pela sua estética e pelas suas dimensões.
São 4,27 metros de comprimento por 1,82 de largura e 1,64 de altura, com a distância entre eixos a situar-se nos 2,75 metros.
O estilo é minimalista q.b., patente nos faróis e nos farolins em forma de Y, ligados por uma fina faixa luminosa.
O tejadilho panorâmico é de série e as portas não têm moldura, com os puxadores escamoteáveis a “abrirem” quando a chave se aproxima do carro. A grelha dianteira é do tipo activo, o que significa que se fecha quando não é necessário refrigeração, para assegurar um coeficiente aerodinâmico de Cx 0,29. As jantes em liga leve são de 19 polegadas de origem, para receber pneus de baixo perfil com a medida de 235/45.
Face a estas dimensões generosas, não surpreende que o Hashtag One ofereça um espaço amplo a bordo, tendo as famílias jovens e urbanas como um dos seus principais públicos-alvo.
A mala, com 273 litros de capacidade, cresce para os 411 litros ao deslizarem-se para a frente, até 13 centímetros, os bancos traseiros. A bagageira dianteira tem 15 litros, mas o espaço é suficiente para guardar os cabos de carregamento. O ambiente a bordo é tecnológico, como acontece nas propostos dos principais concorrente com que terá de disputar o mercado.
Atrás do volante, há um painel de instrumentos digital de alta resolução com 9,2 polegadas e um visor head-up de dez polegadas. O destaque, no entanto, está mesmo no ecrã táctil central de 12,8 polegadas com gráficos tridimensionais, sempre ligado à internet para as mais variadas actualizações remotas.
O motor eléctrico de 200 kW (272 cv) e 343 Nm a dar tracção às rodas traseiras atiram o crossover para uma velocidade máxima de 180 km/hora, desconhecendo-se quanto demora a cumprir os zero aos 100 km/hora.
A alimentar o sistema motriz está uma bateria de 66 kWh, concebida para uma autonomia que pode chegar aos 440 quilómetros mas que está ainda dependente de homologação.
O carregamento de dez a 80% faz-se em menos de 30 minutos de dez a 80% num posto rápido de 150 kW, demorando cerca de três horas se for através de uma wallbox a 22 kW. Quer a versão Launch Edition, limitada a mil exemplares, quer a variante Premium Line podem ser pré-encomendadas a partir de 1 de Setembro.