fbpx




O novo Superb iV é o primeiro modelo de produção em série da Skoda equipado com propulsão híbrida plug-in que combina motor a gasolina com motor elétrico, debitando uma potência combinada de 218 CV (160 kW).


A autonomia 100% elétrica chega aos 55 km no ciclo WLTP e pode percorrer até 850 km quando combinado com o motor a gasolina. A bateria tem uma capacidade de 37 Ah e 13 kWh de energia, e as emissões de CO2 são inferiores a 40 g/km. O Skoda SUPERB iV cumpre a norma de emissões de gases de escape Euro 6d TEMP.

A bateria de iões de lítio de 13 kW/h (10,4 kWh úteis) pode ser carregada em casa durante a noite através de uma tomada elétrica convencional, ou em 3 horas e 30 minutos através de uma “wallbox” com uma potência de carga de 3,6 kW. A tomada para o cabo de carga encontra-se por detrás da tampa na grelha do radiador.

O Skoda Superb iV também é capaz de recarregar ou manter o nível de carga da bateria durante a condução, utilizando o motor a gasolina e a recuperação da energia de travagem. Isto permite que os condutores percorram uma distância maior até atingirem o “último km” da viagem, sem produzir quaisquer emissões.

A bateria está posicionada sob o banco traseiro e a capacidade do depósito de combustível foi reduzida de 66 para 50 litros.

O motor elétrico de 116 cv (85 kW) permite que o automóvel possa ser propulsionado de modo 100% elétrico, auxiliando também o motor 1.4 TSI, que debita 156 cv (115 kW), quando necessário – automaticamente ou quando o condutor o desejar. Com estes valores, a aceleração 0-100 km/h é de 7,7 segundos e a velocidade máxima atinge os 224 km/h.

O motor elétrico está alojado dentro do compartimento da caixa de velocidades de dupla embraiagem DSG de seis relações, existindo uma terceira embraiagem para colocar o motor elétrico a contribuir para o andamento.

No modo Hybrid, o consumo obtido com a bateria totalmente carregada é de apenas 1,5 l/100 km, e o consumo de energia elétrica está entre 14 e 14,5 kWh/100 km. As emissões de CO2 situam-se entre os 33 e os 35 g/km.
Existem três modos de condução: modo SPORT, modo E e modo HYBRID.

No modo SPORT, os condutores têm acesso à potência máxima de 218 cv (160 kW) e ao binário de 400 Nm; em conjugação com a caixa DSG de 6 velocidades, de série, desbloqueia o potencial máximo do automóvel para a condução dinâmica.

No modo E, o ŠKODA SUPERB iV é alimentado exclusivamente pela bateria. No modo HYBRID, o sistema eletrónico regula a interação entre o motor a gasolina e o motor elétrico.
O modo elétrico E é selecionado automaticamente sempre que se liga o SUPERB iV. Os 116 cv do motor elétrico conseguem uma aceleração de 0-50 km/h de 5,0 segundos. Neste modo, o sistema emite um som (“E-Noise”) para o exterior, para avisar os peões.

Preços em Portugal:
SUPERB

  • AMBITION 1.4TSI DSG – 40.943 euros
  • STYLE iV 1.4TSI DSG – 44.792 euros
  • SPORTLINE iV 1.4TSI DSG – 45.772 euros
  • LAURIN & KLEMENT iV 1.4TSI DSG – 48.857 euros

    SUPERB BREAK
  • AMBITION 1.4TSI DSG – 42.059 euros
  • STYLE iV 1.4TSI DSG – 45.799 euros
  • SPORTLINE iV 1.4TSI DSG – 46.839 euros
  • LAURIN & KLEMENT iV 1.4TSI DSG – 49.472 euros

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade