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O Skoda que vê nestas imagens continua a ser o Octavia RS mais rápido de sempre. Assim, e para comemorar os dez anos deste recorde, a marca checa voltou a apresentar esta unidade totalmente restaurada.

Desenvolvido, originalmente, em 2011, pelo centro técnico da Skoda no Reino Unido, que levou apenas dois meses a desenvolvê-lo, o Skoda Octavia vRS de segunda geração que continua sendo o automóvel mais rápido com o emblema da marca checa na grelha frontal, anuncia uma potência máxima de cerca de 609 cv. Ou, visto de outra forma, quase duas vezes e meia mais potência do que a anunciada pelo atual sucessor a gasolina.

Para tal, o bloco 2.0 TSI recebeu um turbocompressor Garret de dimensões maiores, além de um novo sistema de refrigeração a água, além de um intercooler mais forte, um óleo de competição e uma ECU reconfigurada.

A par destes elementos, o bloco adoptou, ainda, um radiador maior, novos suportes e um sistema de injectores melhorado, assim como uma nova caixa de velocidades, retirada do Superb Greenline, e um diferencial de deslizamento limitado.

Quanto à suspensão, foi igualmente mexida, levando a que o Octavia visse a sua distância ao solo reduzida em 80 milímetros, ao mesmo tempo que recebia jantes em aço de 15″, com tampas mais aerodinâmicas, além de pneus Goodyear Dragway Special.

Com todo este pacote, o Skoda Octavia vRS 2.0 TSI conseguiu, numa tentativa realizada precisamente a 19 de agosto, mas de 2011, atingir a velocidade de 366 km/h.

Ricardo Carvalho

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