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A Skoda revelou o Octavia facelift, que beneficia de ligeiras alterações exteriores e de um impulso tecnológico no interior do habitáculo.

A gama de motores inclui, inicialmente, opções a gasolina, híbrido ligeiro e Diesel, embora mais tarde chegue um híbrido plug-in. O acabamento RS, focado no desempenho, está inicialmente disponível apenas a gasolina, beneficiando de um estilo mais desportivo e de um equipamento rico.

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A quarta geração do Skoda Octavia foi introduzida em 2019, por isso já era tempo para uma atualização de meio do ciclo de vida para colocá-lo em pé de igualdade com as novas gerações dos maiores Superb e Kodiaq. As alterações exteriores centram-se nos faróis mais complexos – disponíveis opcionalmente com tecnologia LED Matrix “Crystallinium” – e no para-choques redesenhado com entradas de ar laterais mais altas.

Os designers da marca checa também ajustaram o para-choques traseiro, acrescentando novos grafismos de luzes traseiras LED. Além disso, o acabamento Sportline substitui as partes brilhantes por detalhes em preto brilhante e acrescenta jantes de 19″ opcionais.

No interior, o Octavia vem agora equipado de série com um painel de instrumentos digital de 10″ e um ecrã de infoentretenimento também de 10″ que pode ser opcionalmente atualizado para um ecrã tátil maior de 13″. O modelo dispõe de novas opções para os estofos e acabamentos interiores centrados na sustentabilidade. O equipamento de segurança foi atualizado com o mais recente ADAS, incluindo funcionalidades sofisticadas como o sistema de assistência ao estacionamento remoto que estará disponível no futuro, juntamente com o assistente de voz Chat GPT baseado em IA.

A versão RS distingue-se visualmente das versões inferiores graças aos para-choques mais desportivos com entradas de ar triangulares à frente e tubos de escape duplos atrás. No interior, inclui bancos de balde, estofos em camurça preta, costuras vermelhas, acabamentos em carbono, pedais em alumínio e um volante de três raios com a marca RS, criando uma atmosfera mais desportiva.

Ao contrário do seu antecessor, que estava disponível nas versões a gasolina, Diesel e híbrido plug-in, o RS facelifted só traz uma única motorização, um 2 litros turbo com 265 CV. O resto da gama mantém-se com os motores já existentes.

 

Ricardo Carvalho

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